In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O seminário é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (PROARQ) e acontecerá no período de 22 a 25 de novembro de 2011 no Salão Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ – campus da Praia Vermelha, Urca
Neste 2011, ano de Portugal no Brasil, o PROARQ reúne a comunidade acadêmica dos países lusófonos para promover os estudos sobre os espaços culturais e turísticos existentes na comunidade de Língua Portuguesa.
O Seminário dá continuidade aos encontros científicos realizados desde 2005, entre os quais destacam-se: I Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus, 2005; 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, 2007; Dois séculos de Brasilidade, 2008; Ordem, desordem, ordenamento: arquitetura, espacialidade, 2009; Da Baixa Pombalina a Brasília; e II Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus, 2010.
No âmbito do Seminário Internacional Espaços culturais e turísticos em países lusófonos, propõe-se promover discussões sobre esta temática e, assim, divulgar pesquisas e projetos de edifícios, lugares, cidades, paisagens e territórios voltados para a criação e promoção de espaços turísticos e dos patrimônios de diferentes ordens e escalas.
O encontro celebrará o 35º aniversário da primeira Carta do Turismo Cultural e promoverá a importância das Cartas do Turismo Cultural, editadas pelo Comitê Internacional para a Gestão do Turismo Cultural do ICOMOS em 1976 (Bruxelas) e em 1999 (Cidade do México).
As mesas-redondas e sessões de comunicações do Seminário compreenderão as seguintes temáticas:
I. Desenvolvimento sócio-econômico em espaços construídos e naturais;
II. Novos projetos, restauração e adequação de uso;
III. Educação e público;
IV. Produção cultural e técnicas digitais.
calendário para submissão de artigos
10 de setembro – envio dos artigos completos;
24 de setembro – emissão de pareceres dos avaliadores;
1º de outubro – a divulgação do aceite dos artigos;
6 de outubro – a inscrição e envio do comprovante.
formato dos artigos
Os trabalhos completos deverão ser enviados até o dia 10 de setembro de 2011 para o email
espacosculturaisturisticos@gmail.com
a) Definições Gerais
- O artigo completo deverá ser entregue para avaliação em formato .doc do programa Word 97-2003, em formato A5 com o máximo de 20 páginas e até 8 imagens (figuras e quadros);
- A primeira página (folha de rosto) deverá conter apenas o título, nome e referências do(s) autor(es) (formação, instituição, e email).
- Deverá ser utilizada a Língua Portuguesa, ou Inglesa, ou Francesa, ou Espanhola.
- O resumo (abstract) deverá ser na Língua Inglesa.
b) Formatação do Artigo
- Formato A5;
- Alinhamento justificado;
- Letra Arial 10, cor preta;
- Espaço antes e depois 6pt e entre as linhas simples, recuo de margens superior e inferior de 2 cm, direita e esquerda 2 cm, início do parágrafo a 1,5 cm;
- O título deverá ser a negrito, Arial 12, alinhado à direita;
- Os títulos de sub-capítulos deverá ser em negrito, Arial 10, justificados, e se necessário, enumerados;
- As imagens devem ser enviadas em arquivos separados. As imagens devem ser inseridas centralizadas ao longo e de acordo com o texto e devidamente legendadas com letra arial 9. (Para efeitos de legendagem entende-se como sendo “figuras” todas as representações do tipo de diagramas, gráficos, fotografias, desenhos, gravuras e outras similares; e os quadros presentes serão legendados como “quadros”; no corpo do texto deverá existir referência para as imagens/quadros apresentados, com a designação (fig. x) ou (quadro x);
- As imagens serão em preto e branco, em formato .jpeg ou .tiff e com resolução mínima de 300 dpi;
- As notas e referências bibliográficas das citações deverão ser inseridas no final do texto em Arial 8. As referências bibliográficas constantes no texto deverão registrar o AUTOR, título (em itálico), cidade, editora, ano e página (s), sendo compiladas em notas no final do artigo.
avaliação de trabalhos
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, a qual será composta por professores de escolas de arquitetura e urbanismo dos países de língua portuguesa. Para tanto, será utilizada a chamada “avaliação cega” com a aplicação dos critérios constantes em fichas e definidos pela Comissão Organizadora.
O processo de avaliação dos artigos será realizado em duas etapas:
- na 1ª etapa os avaliadores emitirão parecer, o qual será transmitido ao(s) autor(es); se for o caso, os autores poderão rever os trabalhos tendo em conta as sugestões que lhes foram comunicadas;
- na 2ª etapa, os trabalhos revistos serão reavaliados para a aprovação final.
inscrições
Participante profissional – R$ 200,00 (duzentos reais)
Participante docente – R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Participante sócio da AEAULP – R$ 100,00 (cem reais)
Participante discente – R$ 100,00 (cem reais).
As inscrições serão efetuadas até 6 de outubro de 2011, na seguinte conta:
Banco do Brasil
Agência: 4332-X
Conta n°: 6.831-4
Titular: Luiz Manoel Cavalcanti Gazzaneo
A confirmação da inscrição será feita mediante o envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o email espacosculturaisturisticos@gmail.com
Comissão Organizadora UFRJ – PROARQ - FAU
Professor doutor Luiz Manoel C. Gazzaneo – Coordenador; Professora doutora Cêça Guimaraens; Professora doutora Ana Albano Amora; e Professora mestra e doutoranda Maria das Graças Ferreira.