In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Iniciada em 2009, a série apresenta um conjunto de pinturas em que a cor tem um papel fundamental na organização do espaço.
O artista plástico André Ricardo abre a exposição Caçambas e Escavadeiras, nesta quarta-feira, dia 14, às 19hs, na Galeria Pilar, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. As obras ficarão expostas até o dia 14 de abril.
Para o crítico que apresenta a mostra, Cauê Alves,“o que chama atenção na pintura de André Ricardo é o modo como ele explora as diferentes noções de espaço das cores. Tal como aparecem em seu trabalho, as cores não apresentam qualquer intenção em mimetizar o mundo visível, o que interessa em sua obra é a potência expressiva delas”.
André já participou de diversas exposições coletivas na cidade de São Paulo, interior do estado e outras capitais. Aluno do último ano do curso de bacharelado em Pintura, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), recebeu uma bolsa de estudos de um semestre do Santander Universidades e expôs, em 2011, a série Caçambas no museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal e no Espaço Lofté, na mesma cidade.
Entre 2010 e 2011, o artista recebeu três importantes premiações de arte contemporânea: 38° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (Santo André); 18° Programa Visualidade Nascente, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP; e mais recentemente o Prêmio Cidade de Ribeirão Preto, no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), onde realizará este ano uma exposição individual.
A mostra traz também a exposição da artista plástica Iara Freiberg que apresenta uma série de desenhos, pinturas e intervenção no espaço da galeria. Os trabalhos da artista propõem um olhar sobre a arquitetura urbana. A exposição recebe texto crítico de Mario Gioia.
André Ricardo, “Caçamba 8”. 250 X 140 cm. Óleo s/tela. 2011 [divulgação]
André Ricardo, “Escavadeira 4”.140 X 210 cm. Óleo s/tela.2011 [divulgação]