In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O último módulo da exposição exibe maquetes, painéis, desenhos e vídeos no espaço Galpão. Na abertura, bate-papo com curadores, arquitetos e artistas às 20h
O Sesc Pompéia inaugura no dia 19 de julho, quinta-feira, às 17 horas, o módulo final da mostra de arte e arquitetura Território de Contato, com vídeos da dupla de artistas Gisela Motta & Leandro Lima e desenhos e maquetes do escritório MMBB Arquitetura. Concebida em módulos pelos curadores Abilio Guerra e Marta Bogéa para o espaço Galpão, esta mostra transdisciplinar revela formas de inventar e habitar mundos a partir do diálogo entre artistas visuais e arquitetos.
Cada um dos três módulos foi articulado em torno de diferentes chaves de leitura: a palavra no módulo 1, que reuniu Cao Guimarães e Brasil Arquitetura; o desenho no módulo 2, com Nicolás Robbio e Marcos Acayaba; e por fim, a sobreposição espaço-temporal foco deste terceiro e último módulo, que traz a produção da dupla de artistas Gisela Motta & Leandro Lima e do escritório paulistano MMBB Arquitetura.
Para os curadores, tanto os artistas quanto os arquitetos deste módulo configuram novas paisagens ao aproximarem escalas improváveis. “No vídeo Buraco, por exemplo, Gisela e Leandro inserem fragmentos de paisagens de São Paulo em Helsinqui. No Projeto Urbano Córrego do Antonico, em direção semelhante, os arquitetos consideram um resíduo de lote como possibilidade de outro uso associado ao residencial, constituindo mediação entre a casa e a rua proposta.
A curadoria também salienta o interesse dos criadores pelos grandes mapas e pela infraestrutura urbana. Presente em Circuito Impresso e Passei-o de Gisela Motta e Leandro Lima e em Outrem e Vazios d’água do MMBB.
A exposição conta com equipe de educadores para realizar visitas com grupos agendados.
Bate papo e mesa-redonda
No dia 19 de julho, quinta-feira, às 20 horas, os artistas Gisela Motta & Leandro Lima e os arquitetos do MMBB Fernando Franco, Marta Moreira e Milton Braga, conversarão com o público a sobre temas suscitados pelas obras. No dia 02 de agosto, também às 20 horas, os curadores promovem ali uma mesa-redonda que reúne o professor de cinema André Costa, o crítico de arte e curador Eder Chiodetto e o arquiteto José Lira.
sobre artistas e arquitetosGisela Motta e Leandro Lima Paulistas, nascidos em 1976, se formaram Artes Plásticas na FAAP em 1999 e desde então trabalham em conjunto. A partir de 1998 participam de diversas mostras coletivas no Brasil e também de internacionais como: 1º Bienal Fin del Mundo, Ushuaia, AR; 10ª Bienal de Havana – Integração e resistência na era global, Havana, CU; Höhenrausch.2, OK_Centrum, Linz, AU; e Supertemporal – International Videoart Today, Kulturhuset Museum, Estocolmo, SE. Em 2012 apresentaram a individual “Anti-Horário” na galeria Vermelho. Em 2007 foram selecionados para residência de três meses no Hiap, Helsinki, Finlândia; no programa da Unesco – Aschberg Bursaries for Artist Programme. Em 2008, pelo programa Artist Links – England/Brazil, do British Council. Ainda em 2008 foram selecionados para a residência MAMAM no Pátio, no Recife, realizada em 2011. Receberam premiações como: 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, SESI CNI; 13º Prêmio Cultura Inglesa Festival; 8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia; e CIFO 2010 – Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA. Neste ano concorrem ao Prêmio Nam June Paik 2012.
O escritório MMBB Arquitetos iniciou suas atividades em 1990. Atualmente formado pelos arquitetos Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, teve o arquiteto Vinicius Gorgati entre seus sócios de 1990 a 1992 e, posteriormente, o arquiteto Angelo Bucci, de 1996 a 2002. Experiências anteriores acumuladas como colaboradores em empresas brasileiras e estrangeiras foram reunidas em uma organização comum, consolidando uma atuação profissional abrangente que tem se destacado pelo desenvolvimento de projetos públicos e institucionais na área de edificações e urbanismo. Os projetos, realizados na forma de diversas associações e colaborações com diferentes arquitetos e empresas de engenharia consultiva, têm possibilitado a estruturação de uma atividade multidisciplinar. A parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, por sua vez, oferece a oportunidade de desenvolvimento de projetos de grande porte para órgãos institucionais e de governo, destinados para atividades culturais, educacionais, representativas e de serviços. A preocupação de uma postura reflexiva e crítica em sua atuação conduz à expansão das atividades do MMBB Arquitetos para o âmbito acadêmico e cultural. Seus sócios exercem uma produção paralela na participação e/ou organização de eventos culturais, exposições, bienais, assim como desenvolvem uma atividade acadêmica, tanto na docência como na pesquisa.
Gisela Motta e Leandro Lima, Anti-horário, 2011 (still de vídeo)
Casa em Salvador (obra não construída). MMBB Arquitetos
Gisela Motta e Leandro Lima, Beijing (série Circuito Impresso), 2009 (impressão sobre placa de circuito)
Residência no City Boaçava SP, MMBB Arquitetos
Foto Nelson Kon
Gisela Motta e Leandro Lima, Do Not, 2009 (backlight)
Vazios d'água (obra conceitual, não construída). MMBB Arquitetos