Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Estúdio de Arquitetura do Equador venceu o Schelling Architecture Prize 2012

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura de Urbanismo encerra o ano letivo de 2012 com uma aula aberta do Estúdio de Arquitetura equatoriano, Al Borde, em 11 de dezembro, às 19 horas, no auditório da Aliança Francesa.

Os arquitetos David Barragan e Pascual Gangotena, que fundaram o Al Borde em 2007, vão ministrar palestra falando sobre os projetos deste estúdio colaborativo e experimental, que se concentra em resolver necessidades reais com base no material disponível, sejam recursos sociais, ou materiais físicos.

O coletivo realiza o trabalho a partir da complexidade específica do problema, mas com uma perspectiva integral, uma exploração que os levou a interdisciplinares colaborações com músicos, artistas, designers, publicitários, etc. A força de suas construções está enraizada em sua engenhosidade projetual de unir respostas arquitetônicas objetivas a percepções subjetivas do usuário, resultando em sistemas construtivos híbridos que combinam o tradicional com o contemporâneo, integrando também a direção de energias sociais e comunitárias para realizar suas obras.

O Al Borde tem ministrado conferências e workshops nacionais e internacionais e recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos, dentre os quais se destaca, em 2012, o Schelling Architecture Prize 2012, promovido pela Fundação Schelling Architecture da Alemanha, que promove e atribui prêmios às contribuições para a teoria e história da arquitetura. Também recentemente foram premiados na XVIII Bienal Panamericana de Quito, com um prêmio Nacional e outro Internacional.

Esta palestra, que é gratuita e aberta ao público, encerra as atividades do ano letivo da Escola da Cidade. David Barragan e Pascual Gangotena foram convidados pelo curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, que discute, por meio da arquitetura, a formação cultural dos países da América, a partir da própria condição geográfica e histórica.

O último módulo discutido pela pós, em 2012, tratou do Equador e, para 2013, a proposta será estudar os países Venezuela, Argentina, Chile e México. Voltado a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema, o curso tem a ideia de refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro de 2013 no site da Faculdade.

Os professores coordenadores da pós-graduação e organizadores do evento, Fernando Viégas e Alvaro Puntoni, destacam a importância desta aula aberta pela troca de experiências. “É uma oportunidade de refletirmos sobre a prática profissional, redefinindo-a contemporaneamente a cada trabalho, através das escalas e possibilidades. São questões universais estabelecidas a partir de uma realidade, de um lugar”.

 [divulgação]

[divulgação]

Estúdio Al Borde

happens
in 11/12/2012

more
às 19 horas
gratuito
aberto ao público

where
Auditório da Aliança Francesa
Rua General Jardim, n.º 182 (próximo ao Metrô República)

source
Camila Regis - assessora de imprensa da Escola da Cidade
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided