Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A biografia romanceada sobre a vida e a obra de Humberto Mauro é referência para quem quer conhecer a historia do cinema no Brasil.

Reverenciado pelo próprio Glauber Rocha como o “Pai do Cinema Novo” Humberto Mauro pode ser considerado o grande pioneiro do cinema brasileiro, foi o primeiro diretor a ter contrato com grandes estúdios e viver exclusivamente do cinema no Brasil. Humberto Mauro realizou seu primeiro filme em 1925 na cidade de “Cataguases”, interior de Minas Gerais, onde fundou uma das primeiras produtoras de cinema do país a “Phebo Sul América Films”. Em 1927 ganhou o “Medalhão da Cinearte” prêmio máximo do cinema da época.

Tornou-se referência no cinema brasileiro e em pouco tempo foi contratado pela “Cinédia Estudios” no Rio de Janeiro onde realizou produções que alcançaram projeção internacional, firmando-se como um dos grandes nomes do cinema da época.

O filme “Ganga Bruta” de Humberto Mauro foi considerado pelo renomado crítico francês Georges Sadoul como um dos melhores filmes da cinematografia mundial produzidos na era do cinema mudo. Além de inspirar diversas gerações de cineastas no Brasil, Humberto Mauro também influenciou movimentos culturais já que seus filmes sempre promoveram a cultura brasileira em todos os seus aspectos. Sua arte sempre refletiu seu país e a vida da população estimulando a identidade cultural tão importante para o fortalecimento de uma nação. Foi o primeiro cineasta a representar o Brasil em um Festival de Cinema estrangeiro com o filme “Vitória-Régia” no “Festival de Cinema de Veneza”. Foi um dos criadores e diretor do INCE (Instituto Nacional de Cinema Educativo) onde realizou obras- primas como os filmes “Carro-de-bois” e “A Velha a Fiar”. Além de atuar como “diretor e produtor” Humberto Mauro também era roteirista, diretor de fotografia, cinegrafista e ator. Em sua filmografia constam mais de 250 filmes é, sem dúvida, um dos cineastas com o maior numero de filmes realizados. É impossível falar de cinema no Brasil sem falar de Humberto Mauro. A leitura dessa biografia romanceada sobre a vida e obra do pioneiro Humberto Mauro não só proporciona momentos de emoção, mas, também revela a história do cinema no Brasil e lança um novo olhar sobre a cultura brasileira.

O Autor

André Di Mauro nasceu no Rio de Janeiro e tem um histórico multidisciplinar que inclui trabalhos como ator, diretor, produtor e escritor. Conhecido do grande público por seus trabalhos como ator André Di Mauro participa com frequência de novelas e filmes brasileiros. Entre seus últimos trabalhos como ator podemos destacar o festejado filme “Tropa de Elite” e a novela “Vidas em Jogo” exibida na TV Record. Atualmente André Di Mauro participa da novela "Balacobaco" (Record). Como diretor realizou trabalhos no teatro, TV, cinema e foi responsável por projetos importantes como a criação de um dos primeiros canais de TV independente a “TV Búzios” nos anos 90, onde exercia o cargo de Diretor de Programação além de assinar roteiro e direção de diversos programas. Sobrinho-neto do cineasta Humberto Mauro sempre esteve ligado ao cinema não só atuando, mas também engajado em atividades acadêmicas.

André Di Mauro foi o idealizador e fundador do primeiro Curso Superior de Cinema da cidade do Rio de Janeiro na Universidade Estácio de Sá, onde durante quase dez anos, foi Diretor Acadêmico e Professor Titular da cadeira de Realização Cinematográfica. Como escritor André Di Mauro iniciou suas atividades nos anos 80 no teatro e logo em sua estreia como autor, com a peça “Vira-Avesso”, recebeu do Instituto Nacional de Artes Cênicas o “Prêmio Revelação”. A partir dai teve diversos textos seus montados e ampliou suas atividades como roteirista para TV e cinema. Entre seus próximos trabalhos como roteirista está a adaptação desse livro “Humberto Mauro – O Pai do Cinema Brasileiro” para o cinema.

“Humberto Mauro – O Pai do Cinema Brasileiro” é um livro indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais a história do nosso cinema. Humberto Mauro é considerado o pioneiro do cinema no Brasil. Em 1925 deu inicio a sua obra realizando mais de 250 filmes genuinamente brasileiros, autênticos e de qualidade que influenciaram diversas gerações de cineastas.

O historiador e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes e os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha saudaram Humberto Mauro como “o mais brasileiro dos cineastas” e o elegeram “o pai do cinema brasileiro”.

Em sua famosa “Historie du Cinéma” o renomado crítico francês Georges Sadoul cita o longa-metragem “Ganda Bruta” de Humberto Mauro como um melhores filmes do cinema mundial de todos os tempos.

“Humberto Mauro – O Pai do Cinema Brasileiro” é uma biografia romanceada escrita por André Di Mauro sobrinho-neto do cineasta. Além de trechos emocionantes sobre a vida de Humberto Mauro este livro contém revelações preciosas sobre a obra deste ícone do cinema brasileiro.

"Cinema é cachoeira..." (Humberto Mauro)

 [divulgação]

[divulgação]

Humberto Mauro - O Pai do Cinema Brasileiro

happens
in 27/01/2013

more
às 19h

where
Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira 417 – Leblon
Rio de Janeiro RJ Brasil
21 2239.5294

source
Giostri Editora
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided