In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
A exposição Josephine Baker e Le Corbusier – Um Caso Transatlântico, apresenta obras e documentos sobre o encontro, em 1929, no Rio de Janeiro, da dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975) com o arquiteto Le Corbusier (1887-1965).
Em 1929, o Rio de Janeiro foi testemunha do encontro entre o conhecido arquiteto Le Corbusier (1887-1965) e a célebre dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975), considerados grandes figuras da vanguarda para a estética e a história do modernismo no século XX. Ambos desembarcaram no antigo porto (em frente do MAR), compartilhando um longo trajeto a bordo de navios transatlânticos.
À primeira vista, o encontro deles poderia representar duas maneiras opostas de compreender o corpo na modernidade. Le Corbusier é o sinônimo do grande paradigma da arquitetura moderna, onde o corpo é disciplinado em seu comportamento por meio do funcionalismo do design e do urbanismo. Por sua vez, como a primeira show biz negra do mundo, Josephine Baker subverteu os cânones da dança de seu tempo com o corpo nu, numa coreografia de movimentos selvagens e anárquicos que reivindicavam uma emancipação. Mas seriam mesmo tão distintos os programas estéticos de Le Corbusier e de Josephine Baker? Não estariam, ao contrário, nutrindo-se mutuamente?
Ainda que esta exposição inclua material e obras referentes ao encontro Baker-Le Corbusier, não se caracteriza por uma curadoria biográfica nem historicista. Ao contrário, trata-se de uma constelação de documentos, obras contemporâneas tanto das artes visuais como da dança, da performance e do cinema e de contribuições da cultura popular.
programação
15 de abril, terça
10h
Abertura da exposição
11h
Conversa de galeria e apresentação da exposição com curadores os Inti Guerrero, Carlos Maria, Fernanda Nogueira e a artista Ana Maria Tavares
17h
Performance de Steven Cohen, Chandelier
21h
As Tequileiras do Funk - ao vivo (Cabaré Kalesa - Rua Sacadura Cabral, 61. Entrada gratuita, classificação 18 anos.)
17 de abril – Quinta
11h
Conversa de galeria com Conrad Ventur e Steven Cohen
Apresentando
Adolf Loos, Ana Borralho e João Galante, Ana Maria Tavares, Antonia Baehr, As Tequileras do Funk, Cármen Miranda, Faustin Linyekula, Cristiano Mascaro, Djibril Diop Mambéty, D'Escoffier, Emiliano Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Georges Valmier, Grace Jones, Josephine Baker, Judith Braun, Kasper Akhoj, Laercio Redondo, Le Corbusier, Lennie Dale, Ligia Manuela Lewis, Lili Reynaud Dewar, Liliana Ângulo, Marcel Gautherotl, Marcela Levi, Matheus Rocha Pitta, Ney Matogrosso, Oscar Niemeyer, Patrizio di Massimo, Paul Colin, Steven Cohen, Trajal Harrel, Vera Manteiro.
Micro-curadorias inseridas na exposição:
Montezlandia – Curadoria de Conrad Ventur.
Movimento de Arte Pornô - Eduardo Kac, Denise e Cairo Assis Trinidade
Curadoria: Fernanda Nogueira
Curadores de Josephine Baker e Le Corbusier no Rio – Um caso Transatlântico: Inti Guerrero e Carlos Maria Romero
informações
Exposição Josephine Baker e Le Corbusier – Um Caso Transatlântico
Para mais informações no link.
Le Corbusier e Josephine Baker na festa à fantasia, celebrando a travessia da linha do Equador, à bordo do transatlântico Luteita,1929.