In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O artista italiano foi convidado pelo espaço cultural Marieta para um mergulho de duas semanas dentro de São Paulo, onde irá produzir e expor uma série de obras inspiradas pela cidade.
Rest Mass
Rest Mass é uma residência artística de curto prazo com o artista italiano Glen Lasio.
A residência e a exposição têm curadoria do italiano – mas paulista por escolha e adoção – Giovanni Pirelli, que selecionou um pequeno grupo de artistas locais para entrar em relação com Lasio e seu trabalho, levando-o em passeios guiados pela cidade.
Informações sobre a residência serão publicadas diariamente no tumblr de Rest Mass e no facebook do Marieta.
A exposição, acontece do dia 17 à 23 de dezembro de 2015.
Declaração do artista
A Massa Inercial (Rest Mass em inglês) de um objeto ou sistema é a quantidade de inércia que ele possui quando se encontra em descanso, ou a energia necessária para que ele deixe esse estado. Aumentando a velocidade do objeto, a massa inercial do objeto também aumenta. Se você acelera um objeto o suficiente – algo próximo à velocidade da luz – é como se, efetivamente, a própria massa do objeto aumentasse, tendendo ao infinito.
Interessante notar que, ao dividirmos a massa para observar seus menores componentes, mantendo a velocidade deles constante, eles têm um comportamento próximo ao da energia.
Essas duas circunstâncias não participam da nossa vida do dia-a-dia. Nós vivemos dentro do próprio meio; o nosso entendimento do Ser é limitado pela presença opressiva da massa/matéria.
Trabalhando em residência, o meu sistema de referências e a intensidade com a qual trabalho se expandem naturalmente; e mesmo se o objeto da minha pesquisa continua o mesmo, a escala com a qual me aproximo dele se transforma.
Enquanto meu universo se expande, quero aprofundar meu olhar sobre o Ser e produzir uma série de pinturas que representem a ideia de que, na menor escala possível, a matéria começa a mostrar propriedades ondulatórias parecidas com as da energia.
Eu vou lixar, escavar, raspar a matéria para fora do meu caminho, tentando chegar ao menor nível de redução possível.
Quero que as pinturas deem a impressão de que estão prestes a deixar para trás a parede, a moldura. Quero que sejam matéria em seu último estado antes do colapso, os últimos resquícios antes de se dissolver em energia; uma mensagem que ecoa ao redor, inesperada e flutuante, que depois de chegar aos nossos ouvidos, confessando uma verdade difícil de se ouvir, nos deixa ao mesmo tempo consolados e inquietos.
Glen Lasio
Nascido e crescido em Milão, o artista Glen Lasio tem 27 anos. Estudou arte em Chicago e está abrindo seu estúdio de gravura e impressões de arte em Milão. Sua primeira exposição individual ocorreu este ano em Chicago, na Thomas Masters Gallery; participou também de várias mostras coletivas e ganhou os prêmios Teatro Franco Parenti Young Artists Grant (Milão, 2014) e o JCE Biennal D'Art Contemporain (Montrouge, 2013). www.glenlasio.com
Marieta
O espaço multicultural Marieta tem como campo de ação o Centro de São Paulo. Dividindo os cômodos de um antigo apartamento na rua Maria Paula, o portal de arquitetura Vitruvius (dirigido por Abilio Guerra e Silvana Romano), a produtora cultural Cactus (do italiano Giovanni Pirelli) e a produtora Irmão Guerra Filmes (de Caio e Helena Guerra) se juntam para produzir uma programação cultural para um público variado.
O objetivo do Marieta é de ser um centro cultural ativo, que trabalha principalmente com cinema, arte, arquitetura e música. Além de uma programação cultural própria, e aberta a proposições de terceiros, o Marieta oferece espaços de co-working para a comunidade cultural de São Paulo.
Serviço
Residência
de 1 a 16 de dezembro – visitas sob pedido(visits on request)
Abertura da exposição
dia 17 de dezembro das 18h às 22h
Exposição de 18 a 23 de dezembro, das 11h às 18h
Visitas com artista por agendamento.