Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com o título "Desafios do ensino e prática da Arquitetura e Urbanismo e o papel das arquitetas e arquitetos nas questões referentes à infância em territórios com vulnerabilidade social", acontecerá no dia 04/05 às 19:30h no Auditório Mackgraphe da UPM.

A dinâmica da mesa redonda consistirá de uma breve apresentação por parte do moderador, seguida de uma rodada de perguntas para cada convidada/ convidado, com tempo estimado de 20 minutos de fala para cada um; a seguir será aberta uma rodada de perguntas ao público presente, com uma estimativa de até 40 minutos. Está previsto o uso de Datashow para eventuais apresentações de audiovisual, bem como o registro audiovisual do evento.

A disciplina "Questões de Ensino em Arquitetura e Urbanismo", ministrada pela professora Doutora Ana Gabriela Godinho, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2016, o Núcleo Brasiliana de Pesquisa estabeleceu um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no âmbito de seu Programa de Pós-graduação. As atividades desenvolvidas neste contexto estão abrigadas no Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa & Ensino, certificado desde 2004 pelo Cnpq, liderado pelo Prof. Dr. Rafael A.C. Perrone, e do qual participam a professora doutora Ana Gabriela Godinho Lima e pesquisadores/ pesquisadoras que cursam a disciplina.

Uma das linhas de pesquisa desse grupo analisa territórios de vulnerabilidade social a partir da perspectiva da criança, tendo como estudos de caso referenciais as metrópoles de São Paulo, Recife, Bogotá e Lima. Entre avaliações de políticas públicas urbanas focadas nesse tema, destacam-se os seguintes projetos: Programa São Paulo Carinhosa , desenvolvido no bairro do Glicério, no município de São Paulo; bem como os programas; e o programa Urban 95’ Challenge, desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer .

Atualmente, cerca de 80% da população da América Latina vive em meio urbano; cerca de 70% desse meio é constituído de cidade dita “informal” (MARICATTO, 2000), e quase 50 % da população infantil mundial vive em áreas urbanas, quantidade esta que deve aumentar nos próximos anos (UNICEF, 2012). Porém, boa parte da reflexão e produção a que se destina o curso de arquitetura e urbanismo não se debruça essa problemática. Neste contexto, a principal questão que a mesa redonda vai propor é: qual é o lugar da infância no projeto de arquitetura e urbanismo em áreas de assentamentos informais? E qual o papel de arquitetas e arquitetos nas atividades de ensino, pesquisa e prática, no sentido de transformar o cenário atual e propor alternativas de futuro? Inversamente, o local escolhido para a mesa redonda, o auditório do Mackgraphe – Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno da Universidade Presbiteriana Mackenzie – traz implícita a questão da inovação tecnológica como ferramenta para se pensar os rumos da pesquisa básica e aplicada em arquitetura e urbanismo, e quais os desafios que se revelam quando analisamos a enorme discrepância que existe entre inovação tecnológica e vulnerabilidade social.

Referências

MARICATO, Hermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. In: ARANTES, O.; MARICATO, H.; VAINER, C.; A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

UNICEF. Crianças em um mundo urbano. Situação mundial da infância 2012. Disponível em acesso 26 Abr 2017.

Palestrantes

Angélica Tanus Benatti Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, desenvolve pesquisa dividida em dois eixos principais: políticas públicas em áreas de assentamentos precários e fragilidade ambiental.

Irene Quintáns, arquiteta urbanista com pós-graduação em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Trabalhou nas Prefeituras de Barcelona e São Paulo (SEHAB, Obra de Urbanização de Paraisópolis). Fundadora e diretora da Rede OCARA. Vice-presidente da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura.

Natacha Costa, diretora Executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Pedro Tuma:, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 2004. Desde 2006 é sócio do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados;

Vitor Lotufo: arquiteto formado em 1967 no Mackenzie. Arquiteto Paulista com um trabalho muito focado em Sistemas Estruturais e construções socialmente apropriadas;

Rodrigo Mindlin Loeb, moderador.

Organização

Helena Nosek, Matheus de Vasconcelos Casimiro, Rodrigo Mindlin Loeb, Miriã Carvalho, Andraci Maria Atique, Laura Paes Barretto Pardo, Júlio Barretto Gadelha, Luciano Abbamonte da Silva.

Mesa Redonda FAU Mackenzie/Ensino de AU no Brasil - Futuro

happens
in 04/05/2017

opening
das 19:30h às 22h

where

Auditório Mackgraphe
Rua da Consolação 930, São Paulo - SP
5° andar, prédio 30
+55 11 2766 7270

source
Luciano Abbamonte da Silva
São Paulo, SP

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided