A dinâmica da mesa redonda consistirá de uma breve apresentação por parte do moderador, seguida de uma rodada de perguntas para cada convidada/ convidado, com tempo estimado de 20 minutos de fala para cada um; a seguir será aberta uma rodada de perguntas ao público presente, com uma estimativa de até 40 minutos. Está previsto o uso de Datashow para eventuais apresentações de audiovisual, bem como o registro audiovisual do evento.
A disciplina "Questões de Ensino em Arquitetura e Urbanismo", ministrada pela professora Doutora Ana Gabriela Godinho, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2016, o Núcleo Brasiliana de Pesquisa estabeleceu um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no âmbito de seu Programa de Pós-graduação. As atividades desenvolvidas neste contexto estão abrigadas no Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa & Ensino, certificado desde 2004 pelo Cnpq, liderado pelo Prof. Dr. Rafael A.C. Perrone, e do qual participam a professora doutora Ana Gabriela Godinho Lima e pesquisadores/ pesquisadoras que cursam a disciplina.
Uma das linhas de pesquisa desse grupo analisa territórios de vulnerabilidade social a partir da perspectiva da criança, tendo como estudos de caso referenciais as metrópoles de São Paulo, Recife, Bogotá e Lima. Entre avaliações de políticas públicas urbanas focadas nesse tema, destacam-se os seguintes projetos: Programa São Paulo Carinhosa , desenvolvido no bairro do Glicério, no município de São Paulo; bem como os programas; e o programa Urban 95’ Challenge, desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer .
Atualmente, cerca de 80% da população da América Latina vive em meio urbano; cerca de 70% desse meio é constituído de cidade dita “informal” (MARICATTO, 2000), e quase 50 % da população infantil mundial vive em áreas urbanas, quantidade esta que deve aumentar nos próximos anos (UNICEF, 2012). Porém, boa parte da reflexão e produção a que se destina o curso de arquitetura e urbanismo não se debruça essa problemática. Neste contexto, a principal questão que a mesa redonda vai propor é: qual é o lugar da infância no projeto de arquitetura e urbanismo em áreas de assentamentos informais? E qual o papel de arquitetas e arquitetos nas atividades de ensino, pesquisa e prática, no sentido de transformar o cenário atual e propor alternativas de futuro? Inversamente, o local escolhido para a mesa redonda, o auditório do Mackgraphe – Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno da Universidade Presbiteriana Mackenzie – traz implícita a questão da inovação tecnológica como ferramenta para se pensar os rumos da pesquisa básica e aplicada em arquitetura e urbanismo, e quais os desafios que se revelam quando analisamos a enorme discrepância que existe entre inovação tecnológica e vulnerabilidade social.
Referências
MARICATO, Hermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. In: ARANTES, O.; MARICATO, H.; VAINER, C.; A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
UNICEF. Crianças em um mundo urbano. Situação mundial da infância 2012. Disponível em acesso 26 Abr 2017.
Palestrantes
Angélica Tanus Benatti Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, desenvolve pesquisa dividida em dois eixos principais: políticas públicas em áreas de assentamentos precários e fragilidade ambiental.
Irene Quintáns, arquiteta urbanista com pós-graduação em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Trabalhou nas Prefeituras de Barcelona e São Paulo (SEHAB, Obra de Urbanização de Paraisópolis). Fundadora e diretora da Rede OCARA. Vice-presidente da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura.
Natacha Costa, diretora Executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.
Pedro Tuma:, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 2004. Desde 2006 é sócio do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados;
Vitor Lotufo: arquiteto formado em 1967 no Mackenzie. Arquiteto Paulista com um trabalho muito focado em Sistemas Estruturais e construções socialmente apropriadas;
Rodrigo Mindlin Loeb, moderador.
Organização
Helena Nosek, Matheus de Vasconcelos Casimiro, Rodrigo Mindlin Loeb, Miriã Carvalho, Andraci Maria Atique, Laura Paes Barretto Pardo, Júlio Barretto Gadelha, Luciano Abbamonte da Silva.