In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Público poderá visitar gratuitamente mediante agendamento prévio feito na página da unidade na internet. No Sesc, a retomada de atividades presenciais segue protocolo de órgãos de saúde pública para evitar o contágio e disseminação da Covid-19
O Sesc São Paulo inaugura em 21 de novembro, na unidade Santo Amaro, a exposição inédita Trabalhadores Ilustrados. Com curadoria de Chico Homem de Melo, a mostra reúne ilustrações, em sua maioria, da produção literária brasileira de meados do século XX, nas quais as personagens têm suas trajetórias de algum modo relacionadas a seus trabalhos.
A exposição, que teve sua abertura adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, agora pode ser visitada gratuitamente pelo público de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/santoamaro. As visitas têm duração máxima de setenta minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período.
O trabalho ocupa um espaço na vida das pessoas que, por vezes, se confunde com a própria noção de identidade. A partir desta premissa, a exposição aborda o universo das atividades laborais no Brasil do século XX por meio de uma seleção de ilustrações de livros, discos, jornais e revistas.
Segundo o curador, a “variedade de ofícios e de grafismos constitui a principal característica do conjunto. As imagens são sedutoras. Elas vêm da literatura, do jornalismo, de ensaios históricos, geográficos e sociológicos, e oferecem um panorama diversificado do mundo do trabalho no Brasil do século XX”, diz.
Na mostra, as obras estão distribuídas em mais de 20 painéis e vitrines que apresentam diversos tipos de trabalhadores, como pescadores, trabalhadores do campo e da cidade, artistas, professores, escritores e outros. No painel direcionado ao ofício dos músicos, a capa de uma edição da revista O Cruzeiro, de 1930, retrata a relação destes trabalhadores com seus instrumentos a partir de um grafismo que ressalta a ideia de movimento.
O painel dedicado às mulheres relembra o caminho percorrido por elas para se legitimar no mercado de trabalho. Por anos a fio o trabalho doméstico foi a principal ocupação de mulheres de classe média. “Trabalhar fora” era um estigma até, durante a década de 1950, ter início um processo consistente de profissionalização das mulheres. Ideia nítida na ilustração de Carybé, na qual, segundo Homem de Melo, “parece ser uma mulher negra, rompendo uma barreira de preconceito em torno da presença de afrodescendentes em ocupações de maior prestígio”, explica.
Sobre o curador
Chico Homem de Melo é designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). É sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura e curador de publicações sobre design gráfico brasileiro.
Orientações de segurança para visitantes
O Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente por agendamento prévio online, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal.
Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.
A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.
Serviço
Exposição Trabalhadores Ilustrados
Local: Sesc Santo Amaro
Curadoria: Chico Homem de Melo
Período expositivo: de 21 de novembro de 2020 a 25 de julho de 2021
Funcionamento: terça a sexta, das 15h às 21h; sábados, das 10h às 14h
Tempo de visitação: Até 70 minutos
Classificação indicativa: livre
Grátis