Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Cena de Bacurau, último longa metragem de Kleber Mendonça Filho
Foto divulgação

Transa Marieta

Nesse mês de abril, abrindo a segunda temporada do Transa Marieta, a jornalista Magaly Corgosinho, o roteirista e cineasta Roberto Gervitz e o professor e roteirista Caio Guerra entrevistam o cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor dos filmes O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016), e Bacurau (2018, em parceria com Juliano Dornelles). A mediação fica por conta de Abilio Guerra, do centro cultural Marieta.

Como resposta à pandemia da Covid-19, o projeto Marieta lançou em abril de 2020 o “Transa Marieta”, programa de entrevistas com personalidades da arte e da cultura contemporânea, com o propósito de discutir uma trajetória de vida e uma percepção específica do mundo atual.

Desde então, sempre com a participação de importantes personalidades, foram entrevistados o escritor Milton Hatoum, o músico Arrigo Barnabé, a arquiteta Erminia Maricato, o gestor cultural Danilo Santos de Miranda, o pensador indígena Ailton Krenak, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o compositor Gilberto Gil, a líder comunitária Carmen Silva, o músico e escritor Zé Miguel Wisnik e escritora e ativista Heloisa Buarque de Hollanda.

Como participar

Para quem quiser mandar sugestões de perguntas e pautas de discussão para nossa conversa com Kleber Mendonça Filho, acesse o formulário público (https://forms.gle/h94vrNPgMVybKYus7) e preencha.

O encontro virtual acontecerá no dia 12 de abril de 2020, segunda-feira, a partir das 18h30 e será transmitido ao vivo nos canais do projeto Marieta no YouTube e no Facebook.

Sobre os participantes

Kleber Mendonça Filho
Foto Emilie Lesclaux

Kleber Mendonça Filho (Recife, 1968) é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, tem um trabalho abrangente como crítico e programador. Foi responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco durante 18 anos, e escreveu para o Jornal do Commercio, no Recife e outros veículos como a revista Continente e Folha de S.Paulo. É também diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador do departamento de cinema do Instituto Moreira Salles. Como realizador, migrou do vídeo nos anos 1990, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes, para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas metragens (Vinil verde, Eletrodoméstica, Recife Frio, entre outros) receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior. Sua primeira experiência no longa metragem é o documentário Crítico (2008), realizado ao longo de nove anos. O Som ao Redor (2012) foi seu primeiro longa-metragem de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, lançado comercialmente em 14 países, e vencedor de 32 prêmios. O filme foi o representante brasileiro no Oscar 2014 e considerado “Um dos 10 Melhores Filmes do ano” pelo jornal The New York Times. Aquarius (2016), seu segundo longa, teve uma carreira ainda mais prestigiosa, estreando na competição do Festival de Cannes e distribuído em mais de 100 países. Em 2018, codirigiu o longa Bacurau (com Juliano Dornelles), que estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri.

Magaly Corgosinho
Foto divulgação

Magaly Corgosinho (São Paulo, 1983), graduada em Comunicação Social – Jornalismo (Universidade Federal de Goiás, 2007), com especialização em Gestão de Projetos Culturais (USP-SP), se apaixonou pelo cinema no longínquo ano de 2004, quando, ainda jornalista em formação na Universidade Federal de Goiás, foi sacudida por Close-Up, de Abbas Kiarostami. De lá para cá, se dedica ao estudo do cinema documentário brasileiro, se aprofundou na narrativa kiarostâmica e pesquisa a produção de cineastas indígenas. Segue sonhando ser uma mulher de Almodóvar.

Roberto Gervitz
Foto Bob Wolfenson

Roberto Gervitz (Nova York, 1957, nacionalidade brasileira), diretor e roteirista, estreou em longa metragem com o documentário Braços Cruzados, Maquinas Paradas (1978), em parceria com Sérgio Toledo, Prêmio Especial do Júri no Festival de Leipzig-79 e representante do Brasil no Fórum do Festival de Berlim. Feliz Ano Velho (1987), seu primeiro filme de ficção, recebeu sete prêmios entre os quais o de Melhor Filme para o Júri Popular, Melhor Roteiro (escrito por Gervitz) e Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado 1988. Jogo Subterrâneo (2005) teve sua estreia mundial no Festival de San Sebastian e participou de inúmeros festivais internacionais. Em 2013 dirige e roteiriza Prova de Coragem, inspirado no livro Mãos de Cavalo de Daniel Galera. Para Renato Tapajós, roteiriza e edita os documentários Linha de Montagem (1981) Em Nome da Segurança Nacional (1984). Em 1990, dirige a 2a unidade de Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco. Para a televisão, conceituou a série Gente Que Faz, que esteve no ar por quatro anos (1992-1995), e dirigiu quatro dos dez episódios da série Carandiru, Outras Histórias (2005), também de Hector Babenco. De 2006 a 2010, desenvolve roteiros para produtores brasileiros e americanos independentes. Atualmente escreve com Bernardo Carvalho seu novo filme de ficção Yaguar.

Caio Guerra
Foto Tommaso Protti

Caio Guerra (São Paulo, 1992) é roteirista, montador e diretor cinematográfico, formado no Curso de Cinema da FAAP em 2014. É co-diretor do espaço cultural Marieta e sócio diretor da Irmãos Guerra Filmes, onde escreveu e dirigiu diversos filmes, publicidades e videoclipes – com os quais ganhou prêmios nacionais e internacionais, incluindo diversos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Videoclipe Brasileiro pelo MIS e Fest CLIP entre os anos de 2014 e 2017. Vencedor do edital Proac 21/2014 para desenvolvimento de roteiro. Em 2017, se especializou em roteiro com o Course TV Writing Intensive, ministrado por Joe Cacaci, professor na School of the Arts da Columbia University (NYC). Em janeiro de 2019, foi assistente da roteirista Julia Priolli durante o Curso de Roteiro para Série de Televisão no Centro Cultural B_arco. Atualmente, ministra o curso livre de roteiro intensivo “A Jornada do Roteirista”, atualmente em sua décima edição, e coordena dois Grupos de Desenvolvimento de Roteiro pelo Marieta.

Abilio Guerra
Foto Silvana Romano

Abilio Guerra (São Paulo, 1959) é arquiteto, mestre e doutor em História, professor da FAU Mackenzie. Membro fundador do projeto Marieta, é editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius ao lado de Silvana Romano. É autor dos livros Rino Levi – arquitetura e cidade (com Renato Anelli e Nelson Kon, 2001), O primitivismo em Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Raul Bopp (2010), Arquitetura brasileira: viver na floresta (2011) e Arquitetura e natureza (2017).

Projeto Marieta

O Marieta é um centro cultural comunitário colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e cultura. Um lugar onde não apenas consumir cultura, mas fazer cultura!

O projeto tem sede física na rua Dona Maria Paula 96 – centro de São Paulo, próximo às estações de metrô Liberdade, Sé e República – e sede virtual em suas salas de Zoom, no YouTube e nas outras redes sociais.

Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular o debate público, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação cultural pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais.

Nos tempos atuais de pandemia, o espaço está se mantendo aberto e atuante (virtualmente) graças ao apoio de amigos do Marieta, via apoio cultural no website benfeitoria.com/marieta.

Transa Marieta

A primeira temporada do programa Transa Marieta começou no dia 20 de abril de 2020, no segundo mês após a decretação de pandemia de Coronavírus pela Organização Mundial de Saúde. Até o mês de dezembro foram dez programas, envolvendo entrevistados, entrevistadores, mediadores e equipe térrea. Os programas podem ser vistos e revistos nos links abaixo.

#1 – Milton Hatoum (com Augusto Massi, Julia Bussius e Abilio Guerra) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7713>.

#2 – Arrigo Barnabé (com Carla Camurati, Luiz Gê, João Sampaio, Paulo Sampaio e Abilio Guerra) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7740>.

#3 – Erminia Maricato (com Celso Sampaio, João Sette Whitaker, Lizete Rubano e Abilio Guerra) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7757>.

#4 – Danilo Santos de Miranda (com Marta Bogéa, Abilio Guerra e Giovanni Pirelli) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7792>.

#5 – Ailton Krenak (com Isa Grinspum, Marco Altberg, Suely Rolnik e Abilio Guerra) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7825>.

#6 – Zé Celso Martinez Corrêa (com Cafira Zoé, Casé Angatu, Marcelo Dalourzi, Marília Gallmeister e Giovanni Pirelli) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.083/7890>.

#7 – Gilberto Gil (com Chico César, Djamila Ribeiro, Keyna Eleison, Luiz Fernando de Almeida, Abilio Guerra e Giovanni Pirelli) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.084/7902>.

#8 – Carmen Silva (com Bruno Ramos, Débora Sanches, Eliane Caffé, Luiz Gonzaga “Gegê” da Silva e Giovanni Pirelli) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.084/7931>.

#9 – José Miguel Wisnik (com Eucanaã Ferraz, Evandro Camperom e Abilio Guerra) <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.084/7965>.

#10 – Heloisa Buarque de Hollanda (com Adriana Ferreira, Clara Alvim, Francisco Alvim e Stephanie Ribeiro) <https://www.youtube.com/watch?v=yR_NsvImXdk&list=PLG6zbR0MvzoS9G4cMR-rcQIUoB7Gmt9wk&index=10>.

Transa Marieta #11 com Kleber Mendonça Filho

happens
in 12/04/2021

more
segunda-feira, das 18h30 às 20h30, ao vivo no Facebook e no YouTube

where

Marieta Maria Paula
Rua Maria Paula 96 ap 2
Bela Vista São Paulo SP
e-mail

source
Projeto Marieta / portal Vitruvius
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided