In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
A Romano Guerra Editora (São Paulo, Brasil) e a Nhamerica Platform (Austin, Estados Unidos) apresentam a coleção Pensamento da América Latina, coordenada por Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara, Silvana Romano Santos, que disponibiliza textos sobre a cultura arquitetônica latino-americana nos formatos livro impresso e ebook, em português, inglês e espanhol, os idiomas mais utilizados na América.
O novo livro da coleção, de autoria de Fernanda Critelli, se detém sobre algumas obras e ideias de Richard Joseph Neutra (1892-1970), arquiteto austríaco radicado nos Estados Unidos, deixou, ao longo de sua vida profissional, importante legado que se revela tanto pelas inúmeras obras construídas quanto pela contribuição acadêmica. A autora se debruça em especial sobre a presença do arquiteto no Brasil, onde ele se apresenta no duplo papel de agente cultural e representante diplomático, e a importância da interlocução em sua obra posterior.
Elemento importante para a aproximação de Neutra ao nosso país é seu grande interesse em compreender as condições climáticas e sociais dos locais onde atuava, tendo sido crucial sua presença em Porto Rico, país com meio ambiente similar à algumas regiões do Brasil e onde teve a oportunidade, na condição de consultor do Committee on Design of Public Works, nomeado pelo Departamento de Estado norte-americano, de ser o responsável pela produção de obras variadas – como escolas, moradias e hospitais – adaptadas às condições ambientais locais. A experiência porto-riquenha é registrada no livro Arquitetura social em países de clima quente – edição bilíngue (português e inglês) da Editora Gerth Todtman, publicada em São Paulo no ano de 1948.
Muito se sabe sobre a importância de suas obras, mas pouco se fala sobre a estreita relação entre Neutra e o Brasil. Seu livro, que encantou toda uma geração de arquitetos brasileiros, é apenas o elemento mais visível e conhecido dentre inúmeros outros que atestam a profunda relação estabelecida pelo arquiteto austríaco com o universo cultural local. O livro Richard Neutra e o Brasil, originado por extenso e aprofundado estudo realizado durante iniciação científica, mestrado e doutorado, mapeia esta interlocução através de pesquisa bibliográfica e de fontes primárias.
O levantamento histórico se deu no Brasil, em acervos institucionais (principalmente do Masp) e familiares (em especial, de Gregori Warchavchik e Henrique Mindlin), e nos Estados Unidos, no acervo Llilas Benson (Coleções e Estudos Latino Americanos e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Austin) e na Biblioteca de Pesquisa Charles E. Young da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Esta última guarda documentos originais – desenhos, fotos e projetos – de Richard Neutra. Critelli também visitou obras do arquiteto nos Estados Unidos e Cuba, entrevistou os dois filhos, Raymond e Dion Neutra, e conversou com Thomas Hines, importante estudioso de sua obra.
Os laços estreitos estabelecidos por Richard Neutra com o Brasil e os brasileiros, até então entendidos pelos estudiosos como de mão única, ganham da autora uma interpretação mais rica, onde a interlocução alimenta os dois polos da relação. O estranhamento presente em análises de alguns críticos e historiadores sobre sua obra posterior às conexões latino-americanas – algumas vezes enxergando certo empobrecimento nos projetos do arquiteto –, Fernanda Critelli enxerga vasos comunicantes onde soluções técnicas e plásticas da arquitetura moderna brasileira irrigam pensamento e obra do arquiteto.
Tendo como pano de fundo a cena política-diplomática mundial onde os Estados Unidos busca sedimentar seu papel de potência dominante no Ocidente, o livro Richard Neutra e o Brasil persegue não só a trajetória do diplomata a serviço dos Estados Unidos em sua missão brasileira (mensageiro da “boa vontade” norte-americana), mas também do arquiteto, que trava relações fraternas com significativos personagens do meio arquitetônico e cultural local, como Henrique Mindlin, Eduardo Kneese de Mello, Marcello Fragelli, Vilanova Artigas, Gregori Warchavchik, Miguel Forte, Pietro Maria Bardi, Roberto Burle Marx, Lucjan Korngold e Sérgio Bernardes. De forma genuína, Richard Neutra se interessa por nosso país, por sua cultura e, em especial, por sua arquitetura, pela qual se deixa conscientemente influenciar.
Conteúdo do livro
Prefácio “O estranho ao Sul do Rio Grande”, de Abilio Guerra, orientador das três pesquisas que embasam o livro, e posfácio “Neutra e o Brasil”, de Raymond Richard Neutra, filho do arquiteto.
Dezesseis desenhos coloridos de viagem, todos sobre o Brasil ou América Latina, de autoria de Richard Neutra, selecionados de um universo de aproximadamente 240 desenhos de viagem feitos ao longo de sua vida, hoje arquivados na coleção “Richard and Dion Neutra Papers”, do Department of Special Collections, Charles E. Young Research Library, UCLA.
O capítulo 1, O olhar em construção, trata do “arquiteto peregrino” – epíteto dado por Hugo Segawa – em sua constante busca pelo crescimento e transformação dele próprio e de sua arquitetura.
No capítulo 2, Richard Neutra e o Brasil, a autora apresenta os primeiros anos de carreira de Richard Neutra, em especial seu interesse pela questão ambiental e seu envolvimento em programas governamentais.
Em Conexões brasileiras e latino-americanas, capítulo 3 do livro, Critelli apresenta os frutos dos contatos pessoais e profissionais estabelecidos por Richard Neutra: a publicação do livro Arquitetura social em países de clima quente, a participação do arquiteto em exposições, parcerias de trabalho etc.
No capítulo 4, O ‘estranho’ na obra de Richard Neutra, a autora revisita as principais historiografias sobre o arquiteto e evidencia o impacto que a arquitetura moderna latino-americana teve na arquitetura de Richard Neutra, apesar do silêncio dos historiadores.
Sobre a autora
Fernanda Critelli é arquiteta, mestre e doutora (FAU Mackenzie, 2012, 2015 e 2020). Trabalhou durante seis anos no escritório Bacco Arquitetos Associados, foi secretária voluntária do Núcleo Docomomo São Paulo (2014-2019) e, desde 2016, trabalha na Romano Guerra Editora, onde é um dos editores. É pesquisadora da obra de Richard Neutra desde a graduação, com iniciação científica (bolsa CNPq), mestrado (bolsas Capes e Fapesp), com período sanduíche na University of Texas at Austin, e doutorado (bolsa Mackpesquisa).
Sobre a editora
A Romano Guerra Editora, especializada em livros de arquitetura, arte e cultura de alto padrão gráfico e editorial, é comandada pelos arquitetos e editores Abilio Guerra, Fernanda Critellli e Silvana Romano Santos. Publica monografias sobre arquitetos e escritórios brasileiros – Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Brasil Arquitetura, David Libeskind, João Filgueiras Lima (Lelé), Rosa Kliass, Marcos Acayaba, Abrahão Sanovicz, João Kon, Vilanova Artigas, dentre outros – e livros de crítica e história da arte, arquitetura e cultura. Suas edições se caracterizam pela qualidade gráfica e conceitual, e ganharam diversos prêmios, dentre eles três Jabutis.
ficha técnica
Richard Neutra e o Brasil
Fernanda Critelli
prefácio
Abilio Guerra
posfácio
Raymond Richard Neutra
coordenação editorial
Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara e Silvana Romano Santos
projeto gráfico
Dárkon V. Roque
pré-impressão
Nelson Kon
impressão
Geográfica
órgãos de fomento
Bolsa Pibic CNPQ, Capes Prosup/Taxas, Fapesp e Bolsa Fundo Mackpesquisa
apoio
Capes, Mackenzie
edição
Romano Guerra Editora e Nhamerica Platform
2022
dados técnicos
296 p., 12x17cm,
ilustrado, colorido, desenhos e fotos
ISBN: 978-65-87205-05-2
Preço de capa R$ 49,00
+ informações sobre o livro
Romano Guerra Editora
Abilio Guerra / Silvana Romano / Fernanda Critelli
silvana@romanoguerra.com.br
fone: 11 98101.3345
www.romanoguerra.com.br
Serviço
Lançamento: 1 set. 2022, às 18h30
Com a presença da autora e convidados
No saguão da FAU Mackenzie Campus Higienópolis, Prédio 9
Entrada rua Itambé 143, Higienópolis, São Paulo SP