Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mostra resultou da abertura ao público do vasto acervo do arquiteto depositado na Casa da Arquitectura e propõe uma viagem cronológica de maneira a tornar claras as familiaridades entre projetos e as diferentes épocas

Será inaugurada no próximo dia 22 de março, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, a exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” , um recorte da mostra realizada em 2019 na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Porto, (Portugal) dedicada ao arquiteto Eduardo Souto de Moura. Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, Souto de Moura é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade.

A mostra resultou da abertura ao público do vasto acervo do arquiteto depositado na Casa da Arquitectura e propõe uma viagem cronológica de maneira a tornar claras as familiaridades entre projetos e as diferentes épocas.

A curadoria procurou destacar um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos. Desenhos, anotações pessoais, material fotográfico, fotografias de maquetes e outros documentos serão apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo, sem manipulação ou qualquer omissão.

Aproveitando o ensejo, a convite do Instituto Camões em Brasília, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil promoverá uma programação paralela para amplificar o debate sobre a obra de Souto de Moura e a importância da preservação de acervos arquitetónicos. Participam desta promoção o CAU do Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e o seu departamento do Rio de Janeiro, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Serão três debates: o primeiro, no próprio dia 22 de março, terá como tema “Memória”.

“Nenhum arquiteto ou as suas criações têm pleno sentido de forma isolada. Como é privilégio das criações maiores, a obra de Souto de Moura cresce com o tempo e continuamente desvenda novas pistas para a compreensão das relações entre as próprias obras, respectivas continuidades, hesitações e contradições”, diz o catálogo da exposição.

“Numa época em que, como noutras, uma parte da arquitetura parece ter perdido algo do seu sentido essencial, acreditamos que esta pequena mostra constitui uma oportunidade maior para sublinhar a relevância maior da obra de Souto de Moura”.

A apresentação da exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Esta realização é possível graças ao patrocínio da GALP.

Serviço

Exposição “Souto de Moura – memória, projectos e obras”
22/03/2023
15h às 19h
Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro

Programa paralelo – debates

Memória

22/03/2023
15h

“Projetos”

05/04/2023
Hora: 17h

“Obras”

19/05/2023
17h

Eduardo Souto de Moura, Estádio de Braga<br />準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia from Taichung, Taiwan, Taiwan  [Wikimedia Commons]

Eduardo Souto de Moura, Estádio de Braga
準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia from Taichung, Taiwan, Taiwan [Wikimedia Commons]

Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras

happens
from 22/03/2023
to 19/05/2023

source
CAU RJ
Rio de Janeiro

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided