Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

competitions

Os interessados poderão se inscrever nas categorias Produtos e Trabalhos Escritos até o dia 04 de agosto pelo site

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre inscrições para o 34º Prêmio Design MCB. Os interessados em concorrer nas categorias Produtos (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes, Utensílios) e/ou Trabalhos Escritos (Publicados e Não Publicados) poderão se inscrever até o dia 04 de agosto pelo site do MCB.

A premiação, realizada desde 1986, teve sua 34ª edição interrompida em 2020 após o Concurso do Cartaz devido à pandemia de Covid-19 e, em 2021, retoma suas atividades e se estabelece como um ato de resistência para manter a premiação viva, uma vez que esta vem enfrentando um cenário atípico e desafiador desde o início da crise mundial de saúde.

“A premiação tem como objetivo principal reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e, consequentemente, incentivar e fortalecer a área. Em 2021, o nosso objetivo é manter a premiação, mesmo que de forma digital, para continuarmos a reconhecer os talentos espalhados pelo Brasil”, explica Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

Na categoria Produtos, a coordenação será por Gerson Lessa, doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, com tese na linha de pesquisa Imagem e Cultura, e mestre em design pelo PPD/ESDI/UERJ, com a dissertação na linha de pesquisa da História do Desenho Industrial. É docente na Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro, no curso de Design Industrial, e desenvolve pesquisa relativa à história do Design Industrial e à Cultura Material.

A avaliação das categorias de Produtos se dará apenas em meio digital, por isso, os participantes deverão encaminhar via formulário de inscrição as informações solicitadas e não será necessário o envio da peça física ao MCB.

Para coordenar a categoria Trabalhos Escritos, cujo tema central é ligado ao campo do design, este ano o Prêmio receberá novamente Teresa Riccetti, doutora em Ciências pela UNIFESP, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. No período de 1990/91, foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC). Atua como docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso Design e é vice-líder do grupo de pesquisa: Design, Teoria e Projeto; atua nas áreas de ensino em design e de design de produtos com ênfase no mobiliário e paisagem doméstica.

Os Trabalhos Escritos também serão avaliados em reuniões virtuais. A modalidade de ‘Trabalhos Escritos Publicados’ analisará obras em formato livro impresso – que deverão ser entregues no Museu da Casa Brasileira – em primeira edição, obrigatoriamente com ISBN e Ficha Catalográfica. Já em ‘Trabalhos Escritos Não Publicados’ serão considerados trabalhos de pós-graduação stricto sensu (dissertações, teses e livre-docência). Em ambas as modalidades serão aceitos trabalhos publicados ou apresentados entre 2018 e 2021.

Inscrições

O regulamento está disponível no site do MCB e as inscrições deverão ser feitas até o dia 04 de agosto, também pelo site. O participante poderá concorrer em quantas categorias desejar, com diferentes trabalhos, e a autoria dos projetos pode ser individual ou em grupo de até 15 pessoas. A taxa de inscrição é R$ 98,00 – com desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB.

Resultado

O resultado do 34º Prêmio Design MCB será divulgado a partir do dia 14 de outubro de 2021 e os projetos selecionados pelas comissões julgadoras serão veiculados ao público de forma virtual. Nesta edição do concurso não haverá premiação em valores monetários.

Roda de conversa

Hoje (20.05), às 17h, acontecerá um encontro virtual, ao vivo no YouTube do MCB, com Miriam Lerner (diretora geral do MCB), Gerson Lessa (coordenador da comissão julgadora de Produtos do 34º Prêmio Design MCB), Teresa Riccetti (coordenadora da comissão julgadora de Trabalhos Escritos do 34º Prêmio Design MCB) e mediação de Meire Assami (gerente do Prêmio Design MCB). A roda de conversa tem como objetivo apresentar o calendário do 34º Prêmio Design MCB e explicar as principais mudanças na realização, incluindo informações sobre: novo formato (online), novo regulamento para inscrições, categorias para concorrência, avaliação do júri, divulgação dos premiados nos meios digitais e muito mais.

Inscrições

34º Prêmio Design MCB

Inscrições: 20 de maio a 04 de agosto pelo site (clique aqui).
Taxa de inscrição: R$ 98,00. Desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB.
Resultado: pelo site.
Realização: MCB

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Premiado em 1º lugar no Concurso do Cartaz 2020. Autor Leonardo Sá Rocha Sarabanda / Orientadores Celso Longo e Daniel Trench [Associação Escola da Cidade]<br />Imagem divulgação  [Museu da Casa Brasileira]

Premiado em 1º lugar no Concurso do Cartaz 2020. Autor Leonardo Sá Rocha Sarabanda / Orientadores Celso Longo e Daniel Trench [Associação Escola da Cidade]
Imagem divulgação [Museu da Casa Brasileira]

34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

inscription dates
until 04/08/2021

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided