Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

competitions

Premiação ganha dimensão nacional no seu centenário. Os trabalhos poderão ser inscritos em cinco categorias: Edificações; Interiores e Design; Urbanismo, Planejamento e Cidades; Técnicas e Tecnologia e Cultura Arquitetônica

O tradicional Prêmio IAB, organizado em nível estadual desde 1967, ganhará sua primeira edição nacional unificada neste ano de celebração do centenário do instituto.

Ao longo dos anos, as premiações do Instituto de Arquitetos do Brasil, desenvolvidas de forma autônoma pelos departamentos estaduais, se afirmaram como importante plataforma de crítica, reconhecimento e divulgação da produção da arquitetura e do urbanismo, oferecendo um retrato dos diversos contextos locais e históricos brasileiros.

“Com esse novo desenho pretendemos ampliar a abrangência da premiação, que agora possui uma etapa estadual e uma nacional. Também buscamos valorizar as diferentes formas de atuação da profissão e consolidar regras que levem a uma maior representatividade entre os premiados."
Fernando Túlio, Presidente IAB sp

Com o objetivo de ampliar a abrangência do prêmio e ao mesmo tempo manter a valorização da diversidade de iniciativas e particularidades regionais, as premiações estaduais deste ano serão coordenadas em categorias unificadas:

  • Edificações
  • Interiores e Design
  • Urbanismo, Planejamento e Cidades
  • Técnicas e Tecnologia
  • Cultura Arquitetônica

As premiações estaduais tenderam ao longo dos anos a um aumento no número de categorias, de forma a acomodar uma ampliação do campo e as novas práticas, desafios e programas que surgiram, como o ativismo urbano, os livros, fotografias e outras expressões culturais da arquitetura.

A redução do número de categorias e eliminação de subcategorias busca valorizar de forma equivalente as diferentes práticas arquitetônicas, desde o projeto até a produção de conhecimento e outras formas de produção intelectual. A premiação passa a se concentrar mais na engenhosidade, pertinência e atualidade das propostas em solucionar os problemas colocados, deixando de lado o habitual funcionalismo programático em que as obras costumam ser categorizadas: habitacional, comercial, institucional, público e assim por diante.

"Percebemos que a multiplicação de subcategorias causava confusão na visão geral da premiação. Queríamos priorizar as diferentes formas de atuação na arquitetura e no urbanismo, por isso reduzimos as categorias e privilegiamos interlocuções possíveis entre diferentes obras, tornando a premiação mais livre para se adaptar a cada momento em que for realizada.”
Jaime Solares, Coordenação da Premiação IABsp 2021

O modelo do prêmio também seguirá uma novidade incorporada nas últimas edições, em que o júri poderá selecionar mais do que uma proposta em cada categoria, sem distinção classificatória entre projetos e obras realizadas. A ideia é privilegiar um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diverso e complexo da produção recente.

Serviço

Premiação IABsp 2021

100+100 anos: Edição do Centenário

Realização: Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo

Cronograma

30 de setembro: lançamento do edital e início das inscrições

20 de outubro: anúncio da composição do júri

15 de novembro: prazo final de inscrições e entrega dos trabalhos

15 de dezembro: cerimônia de premiação

Ficha técnica

Presidente do IABsp
Fernando Túlio Salva Rocha Franco

Diretor Executivo
Marcelo Fonseca Ignatios

Diretor Executivo Adjunto
Rafael Mielnik

Coordenação Técnica
Frederico Costa
Jaime Solares

Coordenadora de Redes Sociais
Thuany Orti Guirao

Assistente administrativo
Emerson Fioravante

Coordenadora Geral
Leila Gazzaneo

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Instituto dos Arquitetos do Brasil

inscription dates
from 30/09/2021
to 15/11/2021

IAB-SP
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo
Rua Bento Freitas, 306, 4º andar Vila Buarque
São Paulo SP Brasil

source
IAB SP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided