In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Com as presenças de Angélica Alvim e Suzana Pasternak (Brasil), e Álvaro Domingues e José Alberto Rio Fernandes (Portugal)
O evento, que acontece no dia 2 de junho de 2020 – com horário das 18h às 19h30, em Lisboa, e das 14h às 15h30, em São Paulo –, contará com as presenças virtuais de Angélica Alvim (FAU Mackenzie, São Paulo), Suzana Pasternak (FAU USP, São Paulo), Álvaro Domingues (FAUP, Porto) e José Alberto Rio Fernandes (FLUP, Porto). O encontro acontecerá via Zoom, com acesso livre e streaming via Youtube, com links nos canais Facebook e site MetroGov3C.
Para onde quer que olhemos só vemos apelos à mudança. Seja na alteração dos padrões de consumo, na reorganização das cidades e metrópoles, na forma como nos movemos no quotidiano ou no modo como devíamos usufruir os espaços livres.
É menos frequente a referência a uma reconstrução social onde se possam corrigir as debilidades que fizeram (e fazem) sempre dos mais frágeis de entre nós as maiores vítimas desta e de outras “pandemias”. Mas é evidente que esse é igualmente um tópico incontornável na discussão alargada sobre o “nosso futuro comum” que agora se está a iniciar.
As crises profundas não devem ser desperdiçadas no que podem oferecer para um recomeço descontaminado do que nos perturbava (muitas vezes sem que o percebêssemos), pondo em prática ideias, sonhos ou teorias, sejam elas pessoais ou as que apenas circulavam em meios restritos e herméticos.
O projeto MetroGov3C pretende alimentar essa corrente trazendo-nos as utopias, mas também, infelizmente, as distopias que hoje se discutem em cidades e metrópoles do mundo, vistas por quem as sente e vive.
A “Metrópole em Casa” fará sentirmo-nos, ainda mais, cidadãos do mundo.