Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Evento virtual ocorrerá na quarta-feira, dia 28 de abril de 2021, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Tão longe, tão perto é uma série, ocorrida dentro da programação do FAU Encontros, proposta por Marta Bogéa, com início em 2020 durante o isolamento social resultado da pandemia pelo Covid-19. Decorreu da consciência de que o mundo paradoxalmente encurtou distâncias físicas, ao nos manter afastados do que está geograficamente perto de nós e por outro lado, aproximou o que antes nos parecia longe.

O título é uma homenagem explícita a Wim Wenders (In weiter Ferne, so nah! 1993).

A série teve quatro encontros em 2020. Esse ano reinicia recebendo Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez (Atelier 15/U Porto) em diálogo com Luis Urbano, diretor do curta metragem “A casa ao lado” (Vill´Alcina, Caminha, 1971/74) e mediação de Marta Bogéa.

Para ter acesso a transmissão, clique aqui.

Participantes do encontro de abril de 2021:

Alexandre Alves Costa

Arquiteto pela Escola superior de Belas Artes do Porto. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Foi diretor do curso de doutoramento da FAUP. Sócio Honorário da Ordem dos Arquitectos. Sócio fundador do Atelier 15.

Sergio Fernandes

Arquiteto pela Escola superior de Belas Artes do Porto. Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Foi diretor do centro de estudos da FAUP. Sócio Honorário da Ordem dos Arquitectos. Sócio fundador do Atelier 15.

Luis Urbano

Arquiteto pela Universidade de Coimbra. Docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Coordenou o Projeto de Investigação “Ruptura Silenciosa”, no âmbito do qual produziu dez curtas-metragens, dentre eles “A casa ao lado” sobre a Villa´Alcina, em 2012.

Marta Bogéa

Arquiteta pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.  Pesquisadora do CNPq (PQ-2018 nº 304389/2018-8) com pesquisa intitulada Arquitetura contemporânea, habitar o tempo esse encontro integra a pesquisa.

Encontros da série “Tão longe, tão perto” disponíveis online

Manuel Aires Mateus e Marina Acayaba – abril de 2020 (clique aqui).

Cinema - Cao Guimarães e Marcelo Gomes – maio de 2020 (clique aqui).

João Mendes Ribeiro, Nathalia Duran e Beth Lopes (ECA USP) - setembro de 2020 (clique aqui).

Lugares de Memória e Reconciliação (Lugares de la Memoria y Reconciliación), com Juan Pablo Ortiz, Mario Figueroa e Sandra Barclay em diálogo com Bruno Carvalho e mediação de Victória Baggio - outubro de 2020 (clique aqui).

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

FAU Encontros: Tão Longe, tão perto

happens
in 28/04/2021

more
Dia 28 de abril de 2021, às 14h00 (São Paulo, Brasil) / 18h00 (Porto, Portugal). Transmissão ao vivo pelo YouTube (http://youtu.be/NOuqVd7lYfw)

where
FAU USP
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Rua do Lago 876 – Cidade Universitária
São Paulo SP Brasil

source
Marta Bogéa
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided