Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Serão abordados vários aspectos da produção bibliográfica ligada à arquitetura e urbanismo, valorizando os trabalhos de pesquisa consolidados em livros, produzidos pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UPM

A produção do conhecimento nas áreas ditas das “ciências sociais aplicadas”, como é o caso da Arquitetura e Urbanismo, trabalha com horizontes paradigmáticos relativamente estáveis e de longa duração, ainda que sujeitos a transformações periódicas; entendendo o conceito de paradigma, explicitado por Kuhn (1997, p.13), como “as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. As transformações não se processam subitamente, mas de forma lenta, aproximativa e acumulativa, através da pesquisa e publicação de novos conhecimentos inicialmente em periódicos, consolidando-se paulatinamente em livros. A produção bibliográfica é, portanto, de extrema relevância ao confirmar um estágio de amadurecimento na busca de inovação e mutação do conhecimentos.

Nesta semana serão abordados vários aspectos da produção bibliográfica ligada à arquitetura e urbanismo, valorizando os trabalhos de pesquisa consolidados em livros, produzidos pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UPM.

Programação

Segunda-feira, 26 de abril

18:45h
Abertura (Sala 1)
Angélica Benatti Alvim- Diretora da FAU UPM
José Geraldo Simões Jr. – Coordenador do PPGAU UPM

19:00h
A importância dos livros no campo da arquitetura e urbanismo: a produção docente do PPGAU-UPM
Denise Antonucci, Ruth Verde Zein, Júlia Macedo e Mariana Alves Barbosa

19:30h
Mesa redonda: Livros e pesquisas
Moderadora: Ruth Verde Zein

19:30h
A visão do editor: o campo editorial em arquitetura e urbanismo
Convidado: Abílio Guerra

20:00h
A visão do organizador: livros coletivos, os desafios da sua produção
Convidado: José Geraldo Simões Jr.

20:30h
A visão da autora: a pesquisa e a escrita acadêmica como construção do conhecimento
Convidada: Ana Gabriela Godinho Lima

21:00-22:00h
Debate

Terça-feira, 27 de abril

19:00-22:00h
Conversas com autores/as (Sala 2: História da arquitetura)
Moderadora: Maria Augusta Justi Pisani

19h00
Bibliografia: “Rino Levi – arquitetura e cidade”
Convidados: Abílio Guerra, Renato Anelli, Nelson Kon

20h00
Bibliografia: “Brasil: arquitetura após 1950”
Convidadas: Maria Alice Junqueira Bastos e Ruth Verde Zein

21h00
Debate

19:00-22:00h
Conversas com autores/as (Sala 3: História do Urbanismo)
Moderadora: Angélica Benatti Alvim

19h00
Bibliografia: “Luiz de Anhaia Mello: um pioneiro do urbanismo paulistano”
Convidados: José Geraldo Simões e Heliana Angotti-Salgueiro

20h00
Bibliografia: “História do Brasil. Uma interpretação.”
Convidado: Carlos Guilherme Mota

21h00
Debate

Quarta-feira, 28 de abril

19:00-22:00h
Conversas com autores/as (Sala 4: Teoria da Arquitetura)
Moderador: Edison Ribeiro

19h00
Bibliografia: “Derivas epistemológicas e etimológicas em torno dos conceitos de hospitalidade, violência e soberania.”
Convidado: Igor Guatelli

20h00
Bibliografia: “Comunidade política no espaço público”
Convidada: Maria Isabel Villac

21h00
Debate

19:00-22:00h
Conversas com autores/as (Sala 5: Cidade e Sociedade)
Moderadora: Gilda Collet Bruna

19h00
Bibliografia: “Operações urbanas consorciadas: impactos urbanísticos no Brasil”
Convidada: Eunice Abascal

20h00
Bibliografia: “Social urbanism in latin america. Cases and instruments of planning, land policy and financing the city transformation with social inclusion”
Convidado: Carlos Leite

21h00
Debate

Quinta-feira, 29 de abril

19:00-22:00h
Conversas com autores/as (Sala 6: Projeto e Cidade)
Moderador: Valter Caldana

19h00
Bibliografia: “Os croquis e os processos de projeto de arquitetura”
Convidado: Rafael Cunha Perrone

20h00
Bibliografia: “Os rumos da cidade: urbanismo e modernização em São Paulo”
Convidado: Candido Malta Campos Neto

21h00
Debate

19:00-21:00h
Conversas com autores/as (Sala 7: Políticas e Territórios)
Moderadora: Celia Regina M. Meirelles

19h00
Bibliografia: “Urbanização na virada do milênio – enfoques e perspectivas do programa UN_Habitat”
Convidada: Denise Antonucci

20h00
Bibliografia: “Avaliação de políticas urbanas: contexto e perspectivas”
Convidados: Angélica Benatti Alvim e Luiz Guilherme Rivera de Castro

21h00
Debate

22:00-22:30h
Sala única: encerramento

Para participantes discentes do PPGAU UPM

Após a Semana de Atividades os/as alunos/as devem elaborar relatório comentando sobre o conteúdo das mesas que participaram, e sobre os respectivos livros debatidos nesses encontros. O relatório deverá ter no mínimo 2000 palavras, mais bibliografia de referência, seguindo as normas da ABNT; e deve ser entregue em formato PDF para o e-mail pos.fau@mackenzie.br, até o dia 10 de maio de 2021.

Organizadoras

Denise Antonucci, Ruth Verde Zein, Julia Macedo e Mariana Alves Barbosa

Sobre a bibliografia da semana

Rino Levi – Arquitetura e Cidade

Abílio Guerra

Arquiteto (FAU PUC-Campinas, 1982), mestre e doutor em História pelo (IFHC Unicamp, 1989 e 2002), professor adjunto de FAU Mackenzie (graduação e pós-graduação). Com Silvana Romano Santos é editor da Romano Guerra e do Portal Vitruvius, onde coordena o Conselho Editorial da revista científica Arquitextos.

Nelson Kon

Fotógrafo especializado em arquitetura e cidades. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, atua profissionalmente desde 1985. Seu acervo compreende principalmente imagens da arquitetura brasileira moderna e contemporânea.

Renato Anelli

Arquiteto Urbanista (FAU PUC-Campinas 1982), Mestre em História (UNICAMP 1990) e Doutor em História da Arquitetura (USP 1995). Professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos. Foi Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Púbicos de São Carlos.

Brasil: Arquiteturas após 1950

Maria Alice Junqueira Bastos

Arquiteta e Urbanista (FAU-USP 1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP 2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela (FAU-USP 2005). Em agosto de 2012 concluiu sua pesquisa de pós-doutorado junto à faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com auxílio da Fapesp.

Ruth Verde Zein

Arquiteta e Urbanista (FAU-USP 1977), mestre (1999) e doutora (2005) em Teoria, História e Crítica de Arquitetura (UFRGS) e pós-doutora ( FAU-USP 2008). Recebeu o Prêmio CAPES 2006 de Teses da área de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é professora e pesquisadora PPI da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Luiz de Anhaia Mello: Um pioneiro do urbanismo paulistano

Heliana Angotti-Salgueiro

Bacharel e licenciada em História (PUC -SP 1973), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1981), doutora em História pela École des Hautes Études en Sciencies Sociales, na França (1992). Pesquisadora-docente associada à Chaire Brésilienne en Sciences Sociales Sergio Buarque de Holanda (2004-2008). Pesquisadora (CAPES, 2013-2016), junto ao PPGAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Geraldo Simões Junior

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP 1983). Mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano (FGV-SP 1990). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP-1995) e pós-doutorado em Urbanismo pela Technische Universität Wien – Austria (2010). Desde 2000 é professor-adjunto da FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde exerce o cargo de Coordenador do PPGAU, desde 2019.

História do Brasil. Uma interpretação

Carlos Guilherme Mota

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1967) e Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1970). Atualmente é professor titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor emérito da FFLCH USP.

Adriana Lopez

Adriana Lopez é historiadora pós-graduada pela Universidade de São Paulo e autora de “A América dos libertadores” (Ática, 1998), “Franceses e tupinambás na Terra do Brasil” (Senac-SP, 2001), entre outros. Com Carlos Guilherme Mota, escreveu “História do Brasil: uma interpretação” (Senac-SP, 2008), livro que recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 2009.

Políticas do lugar

Igor Guatelli

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP 1991), mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP 1999), doutor em Filosofia Moderna Francesa (FFLCH-USP 2005) com pós-doutoramento (2012) pelo laboratório de Filosofia e Urbanismo GERPHAU ENSA (École Nationale Supérieure D’Architecture) Paris. Professor pesquisador adjunto da graduação e professor do PPGAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Arte pública e cidadania

Maria Isabel Villac

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1977) e especialização em Didática do Ensino Superior (1991) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado em Teoria e História da Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya (2002). Pesquisadora e professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Operação urbana consorciada: impactos urbanísticos no Brasil

Eunice Helena Sguizzardi Abascal

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU-Mackenzie 1982). Mestrado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1986). Mestrado em Comunicação e Letras (PPGL – Mackenzie 1996). Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP 2004). Pós-Doutorado na ETSAB Escuela Tecnica Superior de Arquitectura da Universidade Politecnica da Catalunha (2018-2019). Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Irene Patrícia Nohara

Livre-Docente em Direito Administrativo (2012, USP), Doutora (2006) e Mestre (2002) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, por onde se graduou (1999) pela área de direito público. Professora-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Social urbanism in Latin America: Cases and instruments of planning, land policy and financing the city transformation with social inclusion

Carlos Leite

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Belas Artes de São Paulo (1991), Mestrado e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (1997 e 2002) e Pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development pela Universidade Politécnica da California (CalPoly, 2004), onde foi professor visitante. Professor da graduação e da pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os croquis e os processos de projeto de arquitetura

Rafael Cunha Perrone

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1984), doutorado (1993) e livre docência (2008) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os rumos da cidade: urbanismo e modernização em São Paulo

Candido Malta Campos Neto

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), com tese premiada pela ANPUR que deu origem ao livro “Os rumos da cidade: Urbanismo e modernização em São Paulo”. Desde 2000 é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Urbanização na virada do milênio: enfoques e perspectivas do programa Un-Habitat

Denise Antonucci

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU – Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU – Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Avaliação de políticas urbanas: contexto e perspectivas

Angélica Tanus Benatti Alvim

Arquiteta e Urbanista (Faculdade de Belas Artes SP, 1986), Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, 1996; 2003). Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde desde 2016 exerce o cargo de Diretora. É docente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (desde 1991) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (desde 2005).

Luiz Guilherme Rivera de Castro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 2016.

Para inscrições e mais informações, clique aqui.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Semana de Atividades PPGAU FAU Mackenzie

happens
from 26/04/2021
to 29/04/2021

where
FAU Mackenzie
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
R. Itambé, 45 Prédio 9 Higienópolis
São Paulo SP Brasil

source
PPGAU FAU Mackenzie
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided