Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

A conversa, que ocorre na próxima segunda feira, se dará entre Anna Bokov, Luís Antônio Jorge e Maria Cau Levy

Na segunda feira dia 03 de maio às 17h, acontece pelo canal do youtube da FAU USP, o lançamento do livro de Anna Bokov “Avant-Garde as Method: Vkhutemas and the Pedagogy of Space, 1920-1930", que pode ser considerado um dos grandes livros sobre a invisibilizada escola soviética de arte, design e arquitetura dos anos 1920 de Moscou. A escola foi a primeira a implementar a arte em massa e a educação tecnológica, vista como essencial para o paradigma modernista dominante na União Soviética. Mais conhecida no ocidente como irmã da Bauhaus, os Vkhutemas (Ateliês Superiores de Arte e Técnica) possuem uma história que diverge um tanto da experiência alemã, vastamente estudada por pesquisadores do mundo todo. Os Vkhutemas, diferentemente, tiveram um único grande livro pioneiro, desde o de Bokov, lançado pelo pesquisador Selim Khan-Magomedov, nos anos 1990.

Anna Bokov é pesquisadora e historiadora, realizou seu Phd em Yale, e na última década se debruçou em investigar um dos principais departamentos da escola, o chamado Departamento Principal, que seria o ciclo inicial dos dois primeiros anos dos Vkhutemas. Assim como na Bauhaus, o ciclo básico era uma parte importante do currículo. Os laços entre as duas escolas eram fortes, sendo inúmeras trocas entre professores e experiências, ocorridas ao longo dos anos 1920. Contudo os Vkhutemas apresentavam um número muito maior de alunos (cerca de 10 vezes maior), que além de oriundos do operariado eram ? mulheres. Bokov afirma no livro que a invisibilização em relação à escola alemã se deu no ocidente, entre outros fatores, após Alfred H. Barr Jr., fundador e diretor do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) não mencionar a existência da escola, em uma série de exposições em que apresentou artistas russos da vanguarda entre elas a canônica exposição "Cubismo e Arte Abstrata", em 1936. Mesmo tendo completo conhecimento da existência da escola, e tendo visitado-a ao menos 3 vezes seus, durante uma estadia longa que realizou em Moscou.

Os Vkhutemas se encerram em 1930, tendo uma curta duração de apenas 10 anos, contudo seu legado é inestimável e se apresenta cada vez mais como imprescindível para a história da arte, arquitetura e design que sucedeu ao longo do século XX. O livro apresenta fotografias e traduções inéditas como exercícios originais dos professores Alexander Rodtchenko e Nikolai Ladóvski, assim como textos críticos, e conta com prefácio de Kenneth Frampton e Alexander Lavrentiev.

A pesquisa de Bokov é robusta e busca aprofundar alguns aspectos da escola apresentados de maneira introdutória no livro ‘Vkhutemas’ (1990) de Khan-Magomedov. Ela se debruça mais especificamente no chamado "método objetivo", que visava facilitar o ensino em grande escala. O programa pedagógico dos Vkhutemas combinava ideias e práticas acadêmicas tradicionais com outras da recente era industrial dando início a um novo tipo de pedagogia experimental que intensifica a troca entre alunos e educadores.

Vale dizer que no final do ano passado foi lançado o primeiro livro em português sobre a escola, com autoria de Neide Jallageas e Celso Lima pela editora Kinorruss. Para quem se interessar em se aprofundar no tema, o livro apresenta um panorama bem completo sobre a escola e suas irradiações.

A conversa no dia 03, na próxima segunda feira às 17h00, se dará entre Anna Bokov, o professor da FAU USP Luís Antônio Jorge e a aluna do programa de pós-graduação da FAU USP e professora da Escola da Cidade, Maria Cau Levy. O evento será todo em inglês.

Serviço

Vanguarda como método: lançamento do livro de Anna Bokov sobre os VKHUTEMAS

Segunda-feira, 3 de maio de 2021, às 17h00, no Youtube da FAU USP

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Anna Bokov: Vanguarda como método

happens
in 03/05/2021

where
FAU USP
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Rua do Lago 876 – Cidade Universitária
São Paulo SP Brasil

source
Maria Claudia Levy
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided