In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
As aulas serão ministradas por Leopoldo Leal, autor do livro “Processo De Criação Em Design Gráfico: Pandemonium”, lançamento da editora Senac
O Museu da Casa Brasileira (MCB) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – abre vagas para o curso Design Gráfico: Processos Criativos e Experimentação, ministrado pelo professor e autor do livro “Processo De Criação Em Design Gráfico: Pandemonium”, Leopoldo Leal (Senac).
Recém-lançado por meio da parceria entre o MCB e o Senac São Paulo – que desde o 28º Prêmio Design MCB contempla autores premiados na categoria “Trabalhos Escritos Não Publicados” com uma mentoria editorial altamente qualificada para a publicação da obra – o livro ficou em 1º lugar no 33º Prêmio Design MCB (2019), sob orientação de Vicente Gil Filho/USP.
A realização tem como objetivo promover experimentações gráficas a partir de simples problemas visuais e fomentar a reflexão e a discussão sobre a produção e os processos criativos de designers gráficos. A cada aula, o aluno irá compreender que quanto mais se experimenta, maior é a probabilidade de encontrar uma boa ideia; que conectar elementos, coisas, pessoas e lugares é um poderoso recurso para se confrontar com situações ou ideias nunca imaginadas. Dessa maneira, o aluno terá a oportunidade de vivenciar processos experimentais e debater sobre a importância da prática no design gráfico.
Os encontros serão online, viabilizados na plataforma ZOOM, nos dias 08, 15, 22 e 29 de junho, das 19h às 21h. Serão realizadas aulas expositivas sobre processos de criação e experimentação em design gráfico, discussões a partir dos textos da bibliografia do curso, desenvolvimento de experimentos gráficos propostos em cada aula e análise dos resultados desses experimentos.
Serviço
Design gráfico: Processos criativos e experimentação
Professor: Leopoldo Leal (Senac)
Datas: 8, 15, 22 e 29 de junho de 2021
Horário: das 19h às 21h, via ZOOM*
Carga horária total: 8 horas
Vagas: 20 (mínimo de 8 alunos)**
Idade mínima: 16 anos
Investimento: R$400,00
(50% de desconto para estudantes e 25% para amigos do MCB)
Clique aqui para se inscrever.
Mais informações: cursos@mcb.org.br
*O MCB utiliza a plataforma ZOOM para realização de cursos e oficinas. Recomendamos que você baixe o aplicativo e o utilize em seu computador. O curso também poderá ser realizado pelo celular, entretanto, desta maneira o aplicativo oferece menos recursos. O link para as aulas será enviado em até 2 (dois) dias antes do início do curso.
**Importante: Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Caso isso ocorra, a equipe do MCB entrará em contato com todos os inscritos em até 3 (três) dias úteis antes da data do curso.
Sobre o professor
Leopoldo Leal é doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e atua como professor na pós-graduação do Senac e na EBAC. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou como designer nas empresas: Landor, Interbrand, Futurebrand e GAD’ Branding. Publicou recentemente seu livro, “Processo de criação em design gráfico: Pandemonium”, fruto da sua tese de doutorado que foi premiada em 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Type Directors Club de Nova Iorque, Brasil Design Award 2020 e foi selecionada para 13º Bienal da ADG. Em 2008, lançou o livro “A Ilha Tipográfica” com o apoio da prefeitura de São Paulo. Atualmente Leopoldo faz parte da equipe de design da Pharus Design e intensifica sua pesquisa sobre processos de criação em design gráfico, palestrando e produzindo oficinas e experimentos gráficos.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Imagem divulgação