Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Evento tem como proposta a leitura do sistema atual a partir do conceito de Milton Santos. A importância está na identificação de situações geográficas e leitura territorial, que possui múltiplas vozes e se expressam em uma diversidade de ambientes

No dia 24 de junho completam 20 anos de falecimento de Milton Santos, um dos maiores geógrafos do Brasil e do mundo. Em homenagem a sua obra e pensamento crítico, diversas entidades se reuniram para a realização de um seminário online. O evento pretende debater a atual conjuntura histórica sob a inspiração da proposta teórica de Milton e identificar os processos e disputas contemporâneas pelos usos dos territórios. O ciclo de debates acontece de 22 a 24 de junho e pode ser assistido através do canal do YouTube da Pós Geografia da Universidade Federal da Bahia (clique aqui).

O seminário “Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios” terá como proposta a leitura crítica da conjuntura do sistema atual a partir do conceito de Milton Santos. A importância da iniciativa está na identificação de complexas situações geográficas e na leitura territorial, que possui múltiplas vozes e se expressam em uma diversidade de ambientes acadêmicos, científicos, escolares, culturais e sociais.

Milton Santos?foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

Em 1994, conquistou o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia, sendo o único brasileiro e o primeiro geógrafo fora do mundo anglo-saxão a receber esse prêmio. Além dessa premiação, destaca-se o prêmio Jabuti de 1997 para o melhor livro de ciências humanas, com “A Natureza do Espaço”. Foi professor da Universidade de São Paulo, mas lecionou também em inúmeros países, com destaque para a França.

O geógrafo faleceu em 2001, aos 75 anos, vítima de complicações de um câncer.

O seminário está sendo realizado com a ajuda de uma comissão organizadora composta por entidades como: Unicamp; UERJ; UECE; Laboplan USP; PUC Campinas e Conicet UBA.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Seminário “Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios”

happens
from 22/06/2021
to 24/06/2021

source
CAUrj
Rio de Janeiro

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided