Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Em março, foram realizados – e constam na plataforma – três debates, uma live e sete ArquiTalks, sob o eixo temático Fragilidades e Desigualdades. Em abril, novamente três debates, uma live e mais de dez ArchiTalks, sob o eixo Diversidade e Mistura

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos já é o maior evento promovido pela União Internacional dos Arquitetos. Nos meses de março e abril, mais de 40 mil pessoas, de 160 países, participaram do UIA2021RIO.

As atividades ocorrem em uma plataforma exclusiva, que só é acessada pelos inscritos no evento. Lá estão debates, lives, palestras – chamadas ArchiTalks – e conferências realizadas por entidades parceiras.  A programação vai sendo enriquecida dia após dia.

Em março, foram realizados – e constam na plataforma – três debates, uma live e sete ArquiTalks, sob o eixo temático Fragilidades e Desigualdades. Em abril, novamente três debates, uma live e mais de dez ArchiTalks, sob o eixo Diversidade e Mistura.

Agora em maio, o eixo temático é Mudanças e Emergências. Serão abordadas as novas tecnologias, as mudanças climáticas, a exigência de sustentabilidade, diferentes formatos e estruturas para o trabalho, com equipes multidisciplinares e processos participativos, entre outras transformações por que passa o mundo contemporâneo.

De 17 a 20 de maio, serão realizados três debates e uma live que consolida as principais questões abordadas nos debates.

O primeiro debate, no dia 17 às 9h, traz os arquitetos Esteban Benavides, do Equador, e Jane Hall, do Reino Unido, falando sobre a Emergência de um novo arquiteto.

Esteban Benavides é um dos fundadores do coletivo Al Borde, junto a David Barragán, Pascual Gangotena e Marialuisa Borja, todos formados pela Pontificia Universidad Católica do Equador. O grupo enaltece o trabalho social e o envolvimento com as comunidades em que atua. E tem sido reconhecido em inúmeras premiações: venceu o Prêmio Schelling de Arquitetura, na Alemanha, e o Prêmio Mundial de Arquitetura Sustentável em Paris. Foi indicado para o Prêmio Internacional de Arquitetura Jovem Iakov Chernikov em Moscou e para o Design for the Year Award no London Design Museum. Também participou do comitê de nomeação para o Mies Crown Hall Americas Prize e da seleção oficial da Bienal de Veneza 2016.

Jane Hall é uma das fundadoras do coletivo de design Assemble, que venceu o Prêmio Turner em 2015 e trabalha com práticas interdisciplinares entre artistas e arquitetos. Ela foi a primeira pessoa a receber a bolsa de estudos Lina Bo Bardi do Conselho Britânico, em 2013. Em suas pesquisas examina criticamente as mudanças no papel do arquiteto e os métodos alternativos de design arquitetônico. Também é autora do livro Breaking Ground, Architecture by Women (Phaidon, 2019), mostrando 180 projetos representativos da contribuição das mulheres para a arquitetura.

No dia 18 de maio, também às 9h, o tema dos Câmbios Climáticos será aprofundado por dois especialistas: Luiz Alberto Oliveira e Ailton Krenak.

Luiz Alberto de Oliveira é Curador-Geral do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Físico e doutor em Cosmologia, ele aborda em suas palestras o impacto das mudanças tecnológicas sobre a vida das pessoas e das cidades. É pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), onde também atuou como professor de História e Filosofia da Ciência. Escreveu ensaios para diversas coletâneas como “Tempo e história”, “A crise da razão”, “O avesso da liberdade”, “O homem-máquina”; “Ensaios sobre o medo”, “Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo”, “Mutações: a experiência do pensamento”, “Mutações: o futuro não é mais o que era”.

Ailton Krenak, natural de Minas Gerais, é escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Autor de Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil, foi vencedor, em 2020, do Prêmio Juca Pato, entregue pela União Brasileira de Escritores.

O terceiro debate, sobre o tema Globalidade e Singularidade, reúne, no dia 19 de maio, às 9 horas, Silvio Meira e Ester Carro.

Silvio Meira é cientista-chefe e fundador da Digital Strategy Company e fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital, em Pernambuco. É também professor da CESAR.school e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi membro do Berkman Center, da Universidade de Harvard. Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é mestre em informática pela UFPE e PhD em Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido. É autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil.

Ester Carro é arquiteta e ativista urbana, professora e pesquisadora no Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades (Arq. Futuro e Insper) e participa do programa Fellowship da Avenues São Paulo, campus da americana Avenues The World School. Desde 2017, é Presidente do Fazendinhando, movimento de transformação física, cultural e social, no Jardim Colombo, na favela de Paraisópolis, São Paulo. Em 2019 foi uma das selecionadas para participar da XII Bienal Internacional de Arquitetura, com o projeto “Contribuições para outra narrativa” exposto no Centro Cultural de São Paulo.

Finalmente, no dia 20, às 11 horas, haverá a Live de Semana, em que especialistas aprofundam as questões destacadas nos debates e respondem perguntas do público participante.

Este conteúdo será veiculado de forma aberta – com acesso gratuito mesmo a quem ainda não está inscrito no UIA2021RIO – por uma semana (até 23 de maio). Depois, ficará disponível somente aos inscritos, na plataforma exclusiva.

Na plataforma também serão lançadas as ArchiTalks do mês, com 17 expoentes da Arquitetura no mundo:

Anibal Coutinho (Brasil)
Estúdio 41(Brasil)
Giancarlo Mazzanti (Colômbia)
Gustavo Utrabo (Brasil)
Gustavo Martins (Brasil)
Jô Vasconcellos (Brasil)
Li Hu (China)
Lilian dal Pian (Brasil)
Mapa Arquitetura (Brasil/Uruguai)
Matheus Seco (Brasil)
Ma Yansong (China)
Patrícia Llosa (Peru)
Paulo Henrique Paranhos (Brasil)
Paulo Musa (Brasil)
Sonali Rastogi (Índia)
Tang Yan (China)
Tia Kansara (Reino Unido)

A agenda da Semana Mudanças e Emergências é:

17/05 09h
Emergência de um novo arquiteto
Esteban Benavides/Al Borde (Equador)
Jane Hall (Reino Unido)
Moderado por Francesco Perrotta

18/05 09h
Câmbios climáticos
Luiz Alberto de Oliveira (Brasil)
Entrevistado por Margareth da Silva Pereira
Ailton Krenak (Brasil)
Entrevistado por Igor de Vetyemy

19/05 09h
Mudanças tecnológicas e sociais
Silvio Meira (Brasil)
Ester Carro (Brasil)
Moderado por Igor de Vetyemy

20/05 11h
Live da Semana Mudanças e Emergências

Para acompanhar gratuitamente a Semana Mudanças e Emergências, clique aqui.

<br />Imagem divulgação  [UIA2021Rio]


Imagem divulgação [UIA2021Rio]

<br />Imagem divulgação  [UIA2021Rio]


Imagem divulgação [UIA2021Rio]

<br />Imagem divulgação  [UIA2021Rio]


Imagem divulgação [UIA2021Rio]

<br />Imagem divulgação  [UIA2021Rio]


Imagem divulgação [UIA2021Rio]

27º Congresso Mundial de Arquitetos

happens
from 17/05/2021
to 20/05/2021

where

Congresso Mundial de Arquitetos

source
UIA2021Rio
Rio de Janeiro

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided