Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O debate questiona as possibilidades de articulação e atuação dos movimentos estudantis no atual contexto nacional

O Brazil Forum UK 2021 está chegando e convidamos para o pré-evento: “Educação, Movimentos Estudantis e Transformação Social” – Terça-feira, 1º de junho, 12h Brasil (16h UK). Online, disponível em português e inglês, com envio de certificado para inscritos no Eventbrite (inscrições clicando aqui).

O debate promovido pelo Brazil Forum UK, Cambridge University Brazilian Society, KCL Brazilian Society, LSE Brazilian Society e Oxford University Brazilian Society tem como objetivo discutir as possibilidades de articulação e atuação dos movimentos estudantis no dramático contexto nacional de crises sanitária, social, política e econômica. Inspirado pelo mote da conferência este ano – “O futuro é no presente que começa!”, no legado e na relevância histórica dos movimentos estudantis, o encontro discutirá que mobilização é necessária, e possível, para que mudanças aconteçam.

“Como acadêmicos que têm o privilégio de acessar uma formação no exterior, em um momento tão deliciado no Brasil, é nossa responsabilidade, chamar atenção e promover o debate sobre a atual situação da educação superior no país: os investimentos em pesquisa e educação estão cada vez mais reduzidos, e universidades públicas de grande relevância social estão sucateadas e ameaçadas de fecharem suas portas por falta de recursos. Entendemos que o Brazil Forum UK é um espaço importante para fazer ecoar a pauta dos movimentos estudantis e que nós precisamos estar juntos na luta por uma educação pública e democrática”, afirma o comitê formado por estudantes acadêmicos brasileiros no Reino Unido.

O evento promove um encontro de gerações envolvidas em movimentos estudantis:

Clara Araújo é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi a primeira mulher presidente da União Nacional de Estudantes, eleita em 1982. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é especialista em questões de gênero, desenvolvendo pesquisas sobre a participação das mulheres na política. Em colaboração com Maria Celi Scalon, publicou o livro “Gênero, Família e Trabalho no Brasil”. Recebeu o Prêmio Bertha Lutz em 2015, prêmio concedido pelo Senado Federal do Brasil.

Flávia Cale é presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Pós-Graduação (ANPG). Ela é mestranda pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rutian Pataxó é Secretaria Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA); Vice-presidente da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI); Vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito (CARB/UFBA); e co-fundadora do Núcleo de Estudantes Indígenas da Bahia. Ela é graduada em Economia e tem especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e atualmente é graduanda em Direito pela UFBA.

Iago Montalvão é presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Brasil, e estudante de economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Ele é um ativista do movimento estudantil brasileiro.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Sobre Brazil Forum UK

O Brazil Forum UK é um evento anual que pretende criar uma ponte entre Brasil e Reino Unido. São conversas sobre as principais pautas que estão sendo discutidas ao longo do ano, seja na política, economia, saúde, cultura e em tantos outros campos.

Desde o início, a ideia é abrir espaço para diversos pontos de vista sobre o mesmo tema. E dessa vez, não será diferente! Mais uma edição feita por brasileiros que fazem seus mestrados, doutorados e pós doutorado nas universidades do Reino Unido.

Só que agora, com um objetivo singular: ampliar as vozes que há tempos são ouvidas em suas próprias comunidades. Por isso, esse ano traremos povos originários, negros, mulheres, LGBTQIA+ e todas as identidades que acreditamos que são necessárias para construir o futuro. Até porque como a gente bem fala: O futuro é no presente que começa.

Da política imersa em uma polarização às discussões sobre fake news, passando pelo desenvolvimento de vacinas em meio a uma pandemia global – que faz a gente se encontrar virtualmente. Esses são uns dos recortes e pilares que vão ser abordados em junho, na edição 2021.

É tempo do diálogo ser presente de ressignificarmos alguns códigos. Sobretudo, sermos griots – aqueles que têm por vocação preservar e transmitir as histórias. É o momento de sermos os contadores de nossas próprias histórias.

<br />Imagem divulgação  [Brazil Forum]


Imagem divulgação [Brazil Forum]

Brazil Forum UK 2021

happens
in 01/06/2021

more
Terça-feira, 1 de junho de 2021, às 12h00 (BR) / 16h00 (UK). Inscrições através do link https://www.eventbrite.co.uk/e/brazil-forum-ukeducacao-os-movimentos-estudantis-e-a-transformacao-social-tickets-156606439075

where

Brazil Forum

source
Evenbrite
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided