Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Curso ministrado por Fábio Dimas. Interlocução de Lucas Loff

A partir de uma análise histórica e de um panorama do século XX, busca-se uma leitura da arquitetura e cultura portuguesa desde sua constituição, até as casas de Eduardo Souto de Moura e outros arquitetos contemporâneos ao longo do território.

O curso apresenta a arquitetura portuguesa e a sua  identidade enquanto gesto projetual,  com a habitação unifamiliar como o exemplo tipo que reflete tal arquitetura.

"É preciso passar sobre ruínas, como quem vai pisando um chão de flores!"

Das Odes Modernas de A.Q. 1865.

Para isso, pensaremos a arquitetura através de três enquadramentos ao longo de 4 aulas:

?como um corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura - e a sua investigação - como fonte de legitimidade;

?como processo de construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade;

?como acontecimento continuamente experimentado e vivido;

Programação

Aula de abertura com André Scarpa (03/07)

Aula 01 (10/07)
Raízes culturais e arquitetônicas até 1900

Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura como fonte de legitimidade

Aula 02 (17/07)
Arquitetura no século XX em Portugal

Aprofundamento da Arquitetura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade

Aula 03 (24/07)
Eduardo Souto de Moura e o território português

Aprofundamento da Arquitetura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis, apresentando-as no fazer arquitetônico

Aula 04 (31/07)
Arquitetura Contemporânea portuguesa.

Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitetura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.

Método

O curso visa ser um espaço e momento para o desenvolvimento de ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura, além de estimular a criatividade e o próprio processo de projeto. A abordagem é teórico-prática e por meio da apresentação de estudos de caso, propomos o diálogo entre os participantes para estimular o juízo crítico sobre as obras e o interesse na investigação projetual.

Docentes

Fábio André Dimas (1986)

Fábio é arquiteto e mestre, formado na Universidade de Évora. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos de Portugal e atualmente colabora como arquiteto em Portugal e no Oriente Médio (Kuwait), no atelier AAP - Associated Architects Partnership.

Desenvolveu na sua investigação de mestrado a dissertação intitulada Castelo Novo de Évora: Análise e interpretação arquitetónica, que culminou na criação de uma exposição itinerante nos Museus de Portugal, realizada em colaboração entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e o Exército Português.

Lucas Loff Leite (1985)

Lucas é arquiteto e mestre em arquitetura pelo PROPAR-UFRGS, atuou junto do escritório b2f Studio e hoje tem uma prática autônoma que busca protocooperações com outros profissionais e escritórios, a fim de expandir o campo de pesquisa e da prática em projeto e obra. É surfista, capoeirista, arquiteto e urbanista.

 

<br />Imagem divulgação  [ELA – Escola Livre de Arquitetura]


Imagem divulgação [ELA – Escola Livre de Arquitetura]

Umas Casas Portuguesas, com certeza

happens
in

source
ELA – Escola Livre de Arquitetura
Porto Alegre

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided