Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Os debates realizados por meio da plataforma zoom com acesso exclusivo aos congressistas do UIA2021RIO terão como convidados Yung Ho Chang, Zhao Xing e Sun Hui, Rui Leão e Jun Jiang

Refém de um processo de urbanização avassalador, a China hoje acolhe novas estratégias e experiências de arquitetos que, pouco a pouco, transformam as paisagens e moldam um novo futuro urbano. São profissionais atentos às principais questões globais – como a sustentabilidade e o impacto ambiental – e que procuram harmonizar tradições e inovações. Esse novo urbanismo chinês tem sido apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO e será tema de uma série de atividades nesta próxima semana.

Na segunda-feira, 14 de junho, os congressistas do UIA2021RIO terão acesso exclusivo a uma palestra (ArchiTalk) de Yung Ho Chang, professor na Universidade de Pequim e no MIT e fundador do primeiro escritório de arquitetura privado da China, o Atelier FCJZ. Yung Ho Chang comentará as iniciativas arrojadas que vêm sendo implantadas na região do Delta do Rio Yangtze, uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, abrangendo a cidade de Xangai e as províncias de Jiangsu, Zhejiang e Anhui. Desde a década de 1990, a região está se desenvolvendo como uma potência industrial e o governo central chinês a definiu como um centro de inovação com influência global em ciência e tecnologia até 2025. Com isso, são criadas oportunidades para novos projetos e programas de intervenção urbana.

No dia seguinte, 15 de junho, o UIA2021RIO apresentará a palestra (ArchiTalk) dos arquitetos Zhao Xing e Sun Hui, sócios na HXP PLANUNG GmbH, com escritórios em Darmstadt, na Alemanha, e Pequim, China. Zhao é especialista em eficiência energética e conforto térmico. Sun Hui, por sua vez, é pesquisadora das construções vernáculas chinesas. Eles abordarão um tema curioso: o movimento em direção às áreas rurais – uma das novas prioridades do governo central chinês, que tem investido fortemente em infraestruturas, como estradas, redes de eletricidade e acesso à Internet, extensivas à população rural.

Em seguida, no dia 17 de junho, haverá um debate com transmissão ao vivo pela internet reunindo os palestrantes para discussão dos atuais modelos de urbanismo em jogo no contexto chinês e para onde eles conduzem. A apresentação do debate caberá ao arquiteto Rui Leão, de Macau, presidente do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa) e um dos embaixadores internacionais do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. A moderação será do arquiteto Jun Jiang, fundador e editor da revista Urban China, pioneira na análise crítica do processo de urbanização do país. A conversa será no idioma inglês.

O debate será realizado por meio da plataforma zoom com acesso exclusivo aos congressistas do UIA2021RIO.

Serviço

Novo ubanismo chinês

Publicação de Architalks na plataforma exclusiva aos inscritos no UIA2021RIO

14 de junho
Yung Ho Chang

15 de junho
Zhao Xing e Sun Hui

Debate transmitido ao vivo (pelo Zoom), com acesso exclusivo aos inscritos no UIA2021RIO, pelo Espaço Interativo da plataforma UIA2021RIO:

17 de junho, 19h (Brasil) / 18 de junho, 6h (Pequim)

Apresentação
Rui Leão

Moderação
Jun Jiang

Debatedores
Zhao Xing e Sun Hui

Yung Ho Chang

Idioma
inglês

Wenzhou Medical University International Exchange Center, projeto do Atelier FCJZ<br />Imagem divulgação  [UIA2021Rio]

Wenzhou Medical University International Exchange Center, projeto do Atelier FCJZ
Imagem divulgação [UIA2021Rio]

O novo urbanismo chinês em pauta

happens
from 14/06/2021
to 17/06/2021

where

Congresso Mundial de Arquitetos

source
UIA2021Rio
Rio de Janeiro

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided