Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Livro de Jane Jacobs, publicado em 1961, será a base para a discussão que ocorre de 4 a 7 de outubro através do Zoom

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza de 4 a 7 de outubro o 1º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo. Durante os quatro dias, profissionais e estudantes vão debater a relevância e atualidade do livro “Morte e Vida das Grandes Cidades”, escrito há 60 anos pela jornalista norte-americana Jane Jacobs.

Considerada uma das mais importantes críticas ao urbanismo moderno, a obra aborda o que torna as ruas seguras e inseguras, o que é um bairro e sua função dentro organismo de uma cidade e os motivos que fazem uma localidade permanecer pobre, enquanto outras se revitalizam.

O evento será online, com inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados (clique aqui).

Programação

4/10 (segunda-feira)

17h – Aula magna: Renato Cymbalista
Professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Mediação da professora da FAAP, Heloisa Dallari.

5/10 (terça-feira)

17h – Palestra: Bianca Tavolari
Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), professora do Insper e coordenadora da seção “As cidades e as coisas”, na revista Quatro Cinco Um. Mediação da professora da FAAP, Claudia Muniz.

18h30 – Revista Jane Jacobs e o Pari
A ex-aluna Gabrielle Roncarate vai apresentar a Revista Jane Jacobs e o Pari, que foi resultado do debate sobre os aspectos levantados por Jane Jacobs em seu livro e sua relação com o bairro do Pari, em São Paulo, na atualidade. A publicação foi produzida pelos(as) alunos(as) do 7º semestre do curso no âmbito da disciplina de HTAU VI, no primeiro semestre de 2019.

6/10 (quarta-feira)

17h – Palestra: Mauro Calliari
Doutor em Urbanismo, autor do blog Caminhadas Urbanas e do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. Mediação do professor da FAAP, Rodrigo Serafino.

18h30 – Revista Jacobs e o Bom Retiro
A aluna Juliana Toniolo vai apresentar a Revista Jacobs e o Bom Retiro, que foi produto do debate sobre os aspectos levantados por Jane Jacobs em seu livro e sua relação com o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, na atualidade. A publicação foi produzida pelos(as) alunos(as) do 7º semestre do curso no âmbito da disciplina de HTAU VI, no primeiro semestre de 2020.

7/10 (quinta-feira)

17h – Debate: Natassia Gavazza
Coordenadora de Planejamento na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia; Roberto Andrés, urbanista, professor da UFMG e um dos fundadores da revista Piseagrama; Marcio Coelho, arquiteto e urbanista e professor da FAAP. Mediação do professor Marcos Costa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: excelência, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Fundação Armando Álvares Penteado<br />Foto Vicmandotti

Fundação Armando Álvares Penteado
Foto Vicmandotti

Fundação Armando Álvares Penteado

happens
from 04/10/2021
to 07/10/2021

more
Encontros via Zoom, às 17h (link para inscrição: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00405/21).

where
FAAP
Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903
Higienópolis 01242-902 - São Paulo/SP

source
Oboé Comunicação Corporativa
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided