In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Aulas abordarão os desafios da arquitetura e das cidades brasileiras frente aos impactos das mudanças climáticas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de recebimento das inscrições
Dando sequência às atividades que discutem as mudanças climáticas, tema do manifesto publicado pelo museu em outubro último, por ocasião da abertura da exposição atualmente em cartaz “Por um sopro de fúria e esperança” e da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 26), o MuBE abre as inscrições para seu novo curso gratuito, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro de 2021.
Ministrado pelo Professor Dr. Renato Anelli, o curso “Da natureza tropical ao colapso ambiental: identidade cultural, arquitetura e urbanismo no Século XXI”, apresentado em duas aulas, busca na história recente provocar a reflexão sobre os desafios, necessidades e capacidades das cidades brasileiras, sua arquitetura e urbanismo, de se adaptarem às mudanças climáticas previstas pela ciência.
O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo e o cinquentenário do relatório Os Limites do Crescimento.
Enquanto a primeira constitui um marco inicial de referência para a arte e a arquitetura moderna no país, o segundo fundamenta os primeiros conceitos de sustentabilidade ambiental em um quadro internacional.
Arte e arquitetura moderna brasileiras desenvolveram uma relação entre cultura e natureza ainda hoje reconhecível no paisagismo de Burle Marx, nas superquadras de Brasília, nos quadros de Tarsila do Amaral. O desafio da sustentabilidade ambiental teve repercussão imediata na obra de Lina Bo Bardi a partir de 1973, nos parques lineares de Ruy Ohtake e Burle Marx para o Tietê, nas ecogêneses do paisagista Fernando Chacel nas lagoas do Rio de Janeiro.
Como comenta Renato Anelli “A consciência da gravidade dos impactos das mudanças climáticas vem produzindo novos parâmetros para a arquitetura, urbanismo e paisagismo ao redor do mundo. A resiliência dos assentamentos humanos, em especial dos mais vulneráveis, exige o desenvolvimento de novas técnicas para o habitar”.
O modo como historicamente as ocupações humanas adquiriram forma e significado cultural é a questão central deste curso, transitando entre as áreas de ciência das mudanças climáticas, cultura, arte, arquitetura e urbanismo.
Sobre o professor
Renato Anelli ? Arquiteto e Urbanista, mestre e doutor em História, é Conselheiro do Instituto Bardi/Casa de Vidro onde atua desde 2006. Pesquisador do CNPq e Professor de Urbanismo na Pós-Graduação da FAU Mackenzie, desenvolve a pesquisa “Redes de Infraestrutura nas Cidades Brasileiras no Contexto das Mudanças Climáticas: Áreas Vulneráveis e Resiliência” em colaboração com a rede germano brasileira Klimapolis (Max Plank Institute Hamburg / IAG USP). Professor Titular aposentado da USP São Carlos (1986-2021), foi professor e pesquisador visitante na Columbia University (New York, 2016), HafenCity Universität (Hamburg, 2013-2017) e Texas University (Austin, 2013). Autor e co-autor dos livros Rino Levi, Arquitetura e Cidade (Romano Guerra, 2001 e 2019), Architettura Contemporanea Brasile (Motta Cultura, 2008 e 2012), Casas de Vidro (Romano Guerra, 2018) e Plano e Conformação da Base da Metrópole: Redes de Mobilidade Paulistas (Marca Visual, 2010).
Serviço
Curso gratuito
Aulas: 8/12 e 9/12, das 18h às 20h
Via aplicativo Zoom
Inscrição através do Sympla (clique aqui).
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de recebimento das inscrições.
Este curso dará certificado de participação válido para comprovação de horas complementares a seus participantes.