In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Aulas práticas no canteiro de obras, ministradas pelo mestre construtor mexicano Ramon Aguirre Morales; por Fernando Minto e Rafael Fogel, do Matéria Base; e por Ricardo da Silva, mestre construtor e um dos fundadores do Instituto
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho, no Instituto Araticum, acontecerá o Curso de Arquitetura e Construção com Terra. Com aulas práticas no próprio canteiro de obras, as atividades serão ministradas pelo mestre construtor mexicano Ramon Aguirre Morales, pela equipe do escritório de arquitetura Materia Base e por Ricardo da Silva, mestre construtor e um dos fundadores do Instituto. Práticas em construção de cúpula e produção de btc, taipa de pilão e coordwood estão entre as técnicas abordadas no curso. Localizado na serra do Rio, o Araticum fica em uma área de 16 hectares no município de Nova Friburgo, e desde 2016 desenvolve atividades com foco na permacultura, agrofloresta e bioconstrução.
O curso é recomendado para aqueles que gostariam de ter o primeiro contato com a terra como material ou se aprofundar mais nas tecnologias e práticas que o curso oferece, em meio às riquezas da natureza. A experiência no canteiro é fundamental para a formação do profissional da construção e está em total acordo com a proposta da casa sede do instituto, em seu caráter pedagógico.
Oficinantes
Ramon Aguirre Morales
Arquiteto formado pela Universidade Nacional Autônoma do México, Workshop Max Cetto, professor da Universidade Autônoma "Benito Juárez" de Oaxaca. Leciona nas disciplinas, Seminário Tese e Geometria Descritiva. Sua pesquisa se concentra no design e sistemas de cúpulas mexicanas de adobe e tijolos, além de sistemas construtivos regionais. Desde 2007 é membro da rede ibero-americana PROTERRA. Ministrou cursos na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros. É autor do livro "Bovedas Mexicanas De Adobe Y Ladrillo" lançado em 2016 e organizador do livro recém lançado "BIOconstrucción en el mundo, Detalles constructivos", de 2022. Ainda inédito no Brasil, o livro será vendido durante a oficina.
Matéria Base Arquitetura e Urbanismo
O Matéria Base é um escritório que nasceu em 2012 a partir da associação de alguns arquitetos formados na década de 1990. O coletivo opera em projetos, assessorias técnicas, desenvolvimento tecnológico, montagens, construção e formação. A arquitetura e construção com terra é uma expertise do escritório, devido à experiência acumulada por um dos arquitetos fundadores, Fernando Minto, que trabalha com este tipo de construção desde 1996. Para além das obras privadas — residenciais, comerciais e artísticas — operam também em processos de assessorias técnicas para políticas públicas e para organizações por autogestão.
Equipe: Angela Blanco; Felipe Lorga; Fernando Bonini; Fernando Minto; Ligia Ferreira; Nathalia Botelho; Rafael Fogel; Renata Esteves.
Ricardo da Silva (Instituto Araticum)
Membro fundador do Instituto Araticum ao lado de Marise Eiras, Ricardo é construtor e professor de dança. Com mais de 30 anos de experiência na construção civil, atuou como pedreiro nos canteiros de obras da prefeitura de Nova Friburgo. Está à frente das atividades de bioconstrução, pesquisando sistemas e soluções tecnológicas aliando o aprendizado acumulado com os materiais disponíveis na natureza.
Além das obras, Ricardo também dedica boa parte do seu tempo à dança de salão,atuando como professor em Nova Friburgo.
O curso
O curso é recomendado para aqueles que gostariam de ter o primeiro contato com a terra como material ou se aprofundar mais nas tecnologias e práticas que o curso oferece, em meio às riquezas da natureza. A experiência no canteiro é fundamental para a formação do profissional da construção e está em total acordo com a proposta da casa sede do instituto, em seu caráter pedagógico.
A casa sede do Instituto foi projetada com o duplo intuito de: 1 — abrigar as atividades de alimentação, estudo e convívio dos trabalhadores da vila agroecológica e 2 — ser um objeto de experimentação que fosse suporte para a formação de um coletivo de construtores com habilidades para além das convencionais ou estipuladas pelo mercado hegemônico brasileiro. A obra, portanto, acabou se configurando a partir do encontro de 4 volumes retangulares cobertos por abóbadas e um transepto central coberto por uma cúpula, todas catenárias. Chegou o momento de executar a segunda etapa da cobertura: a cúpula central. Para tal, receberemos o arquiteto e construtor mexicano Ramon Aguirre Morales, mestre em abóbadas e cúpulas.
As cúpulas de tijolos são uma contribuição genuína da cultura mexicana para um mundo que foi enriquecido por suas tradições durante séculos. A arquitetura regional surgiu do cotidiano de um povo e de seu patrimônio cultural: suas crenças, ritos, tecnologias e padrões de comportamento, todos eles transmitidos, como patrimônio genético, em suas expressões estéticas e nos espaços que o homem constrói para seu uso. É por isso que esses espaços constituem parte fundamental de sua rica identidade.
Ramon nos traz sua rica pesquisa, embasada na tradição de seu país, para nos ensinar sobre uma técnica de construção de cobertura que não necessita de formas e escoramento. Construída com blocos de terra comprimida (btc) produzidos no próprio Araticum, a cúpula com curva catenária mede 7m de diâmetro e 2 metros de altura. Uma parte de sua execução ocorrerá durante o curso, possibilitando aos participantes a oportunidade de aprender os fundamentos tecnológicos e acompanhamento de todo o processo no canteiro de obras.
Dentro do contexto da cúpula, os participantes terão experiência com a produção de btc e métodos de estabilização da terra, aprendendo todos os processos para fabricação do btc utilizando uma prensa manual. Além da cúpula, as paredes de fechamento da casa sede também são construídas utilizando estes blocos.
A taipa de pilão, tradicional técnica de construção com terra é definida pela NBR 17014:2022 da seguinte maneira: "é a parede executada com terra compactada dentro de fôrmas removíveis, resultando em elemento monolítico". Há alguns anos ela é objeto de experimentação no Instituto, compondo a estrutura da casa sede e sustentando a cúpula e as abóbadas construídas em alvenaria de bloco cerâmico de 8 furos. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo escritório Matéria Base, que também a faz assessoria técnica da obra, liderada pelo mestre construtor, Ricardo da Silva, voluntários e colaboradores do Instituto.
A prática no curso abordará as 4 etapas de execução: 1 — produção e montagem da fôrma; 2 — análise e estabilização do solo; 3 — preparo do traço e compactação; 4 — desforma.
Programação
Quarta-feira — 15 de Junho
Chegada dos participantes
18:00 hrs — Recepção e jantar
Quinta-feira — 16 de Junho
07:30 — Café da Manhã
08:30 — Roda de apresentação
09:30 — Apresentação e tour pelo Instituto Araticum: Bioconstrução, permacultura, agrofloresta, comunidade
10:30 — Aula Introdutória: Construção com terra no Brasil e América Latina com Fernando Minto e Ramon
13:00 — Almoço
14:30 — Aula — Taipa de Pilão — Fernando Minto
15:30 — Aula — Abóbadas e cúpulas
16:30 — Lanche
19:30 — Jantar
20:30 — Fogueira
Sexta-feira — 17 de Junho
07:30 — Café da Manhã
08:30 — Divisão das turmas
09:00 — Práticas: Cúpula; Taipa (construção da forma) e fabricação de BTC
13:00 — Almoço
14:30 — Práticas: Cúpula; Taipa (montagem da forma) e construção com BTC
16:30 — Lanche
19:30 — Jantar
20:30 — Fogueira
Sábado — 18 de Junho
07:30 — Café da Manhã
08:30 — Práticas: Cúpula; Taipa (preparo da terra e compactação) e fabricação de BTC 13:00 — Almoço
14:30 — Práticas: Cúpula; Taipa (preparo da terra e compactação) e construção de BTC 16:30 — Lanche
19:30 — Jantar
20:30 — Fogueira
Domingo — 19 de junho
07:30 — Café da Manhã
08:30 — Práticas: Taipa (Remoção da forma); Cordwood
13:00 — Almoço
14:30 — Conversa de encerramento
Local
O Instituto Araticum tem como objetivo a implantação de um modelo de autossuficiência dentro de uma visão ecológica e restauração de áreas degradadas. Aliado a isso, a relação entre os atores que contribuem para o projeto também se estrutura dentro de uma visão comunitária e autogestão. Se relacionam com a permacultura em todas as suas vertentes, como a bioconstrução, agroecologia, preservação e convívio com a biodiversidade! Localizado em meio a natureza exuberante da serra do Rio, no município de Nova Friburgo, o Instituto segue em processo de desenvolvimento, desde 2016 com uma série de projetos e pesquisas em sua área de 16 hectares. Sistema de agrofloresta, restauro de áreas de mata degradada com plantio de espécies nativas, saneamento ecológico, horta, bioconstrução, cuidado com animais, produção de shitake, homeopatia, além de parcerias com locais, são alguns dos projetos em andamento dentro do nosso grupo.
Acomodação
No curso está incluído hospedagem em área de camping no próprio instituto. Pedimos aos participantes que tragam sua própria barraca, saco de dormir e isolante térmico.
Alimentação
Serão oferecidas refeições a todos os participantes, incluindo café da manhã, almoço, lanche da tarde e ceia, com livre acesso para cozinha e dependências do instituto. Caso o participante tenha alguma restrição alimentar, pedimos que nos avise com antecedência.
Para mais informações, entrar em contato com a gente via whatsapp, instagram ou clique aqui para acessar o site.
Imagem divulgação [Instituto Araticum]