In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Evento integra a programação da exposição “De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro” e terá participação dos curadores Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo. Vagas para 20 pessoas, também com transmissão ao vivo pelo Instagram
Em cartaz na Casa de Vidro até o dia 02 de julho, a exposição “De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro” traz em sua programação paralela a palestra "Modernismo Paulista e Arquitetura Moderna Brasileira" com Abílio Guerra, arquiteto e professor da FAU Mackenzie. O evento será realizado dia 14 de maio, sábado, às 15h30 e terá debate com participação dos curadores da mostra, Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo.
Guerra falará das obras do arquiteto espanhol Antonio Garcia Moya e do polonês Georg Przyrembel, que participaram da Semana de 22, além de Gregori Warchavchik, autor do projeto da Casa Modernista do Pacaembu (1930), e de Lucio Costa, que transcende a arquitetura ao articular questões que habitam áreas distintas da arte e da cultura brasileira de então.
Para participar da palestra presencial na Casa de Vidro é preciso fazer inscrição pelo e-mail infobardi@institutobardi.org. São 20 vagas e a entrada é gratuita. O evento também será transmitido ao vivo pelo Instagram @institutobardi.
A exposição
Inaugurada pelo Instituto Bardi no dia 07 de maio, a exposição “De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro” celebra os cinquenta anos da mostra “Semana de 22: Antecedentes e Consequências”, idealizada por Pietro Maria Bardi (La Spezia, Itália, 1900 – São Paulo, Brasil, 1999) no Museu de Arte de São Paulo (MASP) para o primeiro cinquentenário da Semana de Arte Moderna.
Com curadoria de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo, a exposição na Casa de Vidro apresenta documentos, fotografias e desenhos que registram a montagem de 1972. Além de itens do Centro de Pesquisa do MASP, do MIS (Museu da Imagem e do Som) e da Coleção Gregório Warchavchick, serão apresentadas peças do próprio acervo do Instituto Bardi. Junto a esses registros históricos, serão reproduzidos textos e trechos de entrevistas de Pietro Maria Bardi, onde expressa suas posições sobre esse importante episódio da cultura brasileira.
Entre os destaques da mostra da Casa de Vidro estão os desenhos originais de Lina Bo Bardi para o Circo Piolin e a recriação da arte gráfica de Willys de Castro para o cartaz e capa do catálogo. O artista neoconcreto interpretou a visão histórica de Bardi sobre o modernismo ao dispor em uma grelha de 4 x 4 imagens, 16 rostos recortados de 15 pinturas e uma escultura produzidas entre 1890 e 1945. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Volpi integram o conjunto.
Serviço
Palestra “Modernismo paulista e arquitetura moderna brasileira”
Com Abílio Guerra | Debate com Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo
Data: 14 de maio, sábado, às 15h30
Inscrições gratuitas: infobardi@institutobardi.org (20 vagas)
Transmissão ao vivo pelo Instagram @institutobardi
Exposição “De 22 a 72: Bardi e o modernismo brasileiro”
Local: Casa de Vidro – R. Gen. Almério de Moura, 200 - Morumbi, São Paulo
Visitação: 07 de maio a 02 de julho de 2022 | Sextas e sábados, das 10h às 15h30
Ingressos: R$ 50 a inteira e R$ 25 a meia-entrada
Agendamento clicando aqui.