Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Evento promovido pelo Ceau-CAU Brasil repercute o tema do Congresso UIA 2023, em Copenhague

Lideranças profissionais da arquitetura e urbanismo estarão reunidas no Rio de Janeiro no dia 13 de dezembro para o Seminário “Futuros sustentáveis — Não deixe ninguém para trás”. O evento é promovido pelo Colegiado de Entidades da Arquitetura e Urbanismo (CEAU), ligado ao CAU Brasil, e colocará as principais organizações da categoria profissional em linha com o tema geral do Congresso da União Internacional dos Arquitetos UIA 2023. O objetivo é a construção da agenda comum que permitirá levar a Copenhague as contribuições da arquitetura brasileira.

O evento é presencial. A inscrições devem ser feitas previamente neste link (clique aqui).

Para a mesa de debates, o CEAU convidou arquitetos e arquitetas que pesquisam e atuam com a temática ambiental em áreas distintas. São eles os arquitetos Carlos Fernando de Souza Leão Andrade, Ana Claudia Duarte Cardoso, Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, Tainá Reis de Paula Kapaz, Luciana Bongiovanni Schenk, Liza Maria Souza de Andrade e Cid Blanco. A mediação ficará a cargo do diretor da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), Carlos Eduardo Nunes Ferreira. Confira o currículo dos palestrantes abaixo.

O seminário “Futuros sustentáveis — Não deixe ninguém para trás” faz parte da agenda de comemorações pelo Dia do Arquiteto e Urbanista. Quem não puder participar de forma presencial terá a oportunidade de acompanhar o debate ao vivo pelo canal do CAU Brasil no Youtube.

Confira a programação

Seminário Futuros sustentáveis — Não deixe ninguém para trás

Realização: Ceau-CAU/BR

Data: 13 de dezembro

Horário: das 9h às 14h (credenciamento a partir das 8h30)

Local: Auditório do prédio do CAU/RJ (Av. República do Chile, 230, Centro — Rio de Janeiro/RJ)

Inscrições através do formulário online (clique aqui).

Transmissão ao vivo pelo canal do CAU Brasil no Youtube (inscreva-se aqui e receba as notificações)

9h — Abertura
9h15 — Mesa “Desenvolvimento urbano sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural”
12h15 — Intervalo
13h15 — Debate e encerramento

Conheça os convidados

Ana Claudia Duarte Cardoso é Professora Titular da UFPA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPA/ 1991), Mestre em Planejamento Urbano (Desenho Urbano) (UnB/1994), PhD em Arquitetura (Oxford Brookes University/UK/2002). Bolsista PQ-2 do CNPQ desde 2010. Atuou na capacitação de movimentos sociais, na administração pública (governo estadual) e na pesquisa multidisciplinar. Coordenou o Curso de graduação e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA. É diretora da ANPARQ (BR). Sua pesquisa aborda tipologias espaciais, padrões de urbanização e a sociobiodiversidade da Amazônia.

Carlos Fernando de Souza Leão Andrade é arquiteto e urbanista, mestre e doutor 2009 em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro- FAU — UFRJ. Especializou-se em “Housing, Planning and Building” no Institute of Housing Studies — IHS, Rotterdan, na Holanda. Na vida pública, assumiu várias posilções, como a diretoria da Empresa de Obras Publicas, a subsecretaria de Estado de Planejamento e, mais recentemente, a Superintendência Regional no Rio de Janeiro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (de outubro de 2006 a dezembro de 2011). Também foi Conselheiro Federal entre 2018 e 2020.

Nivaldo Vieira de Andrade Júnior é mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutor pela à École d’Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil Val de Marne / Université de Paris-Est Marne-la-Vallée, com bolsa CAPES. Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA. Presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — IPHAN).

Tainá Reis de Paula Kapaz é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Meste em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos de luta pela moradia como União de Moradia Popular (UMP) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Hoje presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, onde atua como arquiteta e como mobilizadora comunitária em áreas periféricas. É membro da Comissão de Gênero do CAU-RJ, Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades. É Conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos Fundação Bento Rubião e da ONG Rede Nami. Representante do Brasil no Fórum Mundial no Fórum 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Tunísia, realizado em abril de 2019, e vereadora pela cidade do Rio de Janeiro.

Luciana Bongiovanni Schenk é professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU — USP) e do Programa de Pós Graduação, IAU — USP, na área de Concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Co-líder do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos (GTPU). Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil e participante dos últimos Projetos Temáticos com apoios FAPESP e CNPq. Consultora ad hoc da FAPESP e presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) nas gestões 2018-2020 e 2020-2022. É mestre pela FAU-USP e doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Liza Andrade é professora e pesquisadora do PPG-FAU/UnB, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Periférico, trabalhos emergentes e vice-líder do Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído. Coordenadora da Residência Multiprofissional CTS — Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica e vice-coordenadora do Núcleo de Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade NPCTS/CEAM/UnB, membro do BrCidades Núcleo DF Metropolitano. Foi membro do CBH-Paranoá e do CONSAB/DF e consultora do Projeto Internacional de Cooperação Técnica para a melhoria da Gestão Ambiental Urbana no Brasil — BRA/OEA/08/001/2011 no Levantamento do Estado da Arte na temática das Cidades Sustentáveis e da Chamada Pública MCTI/CNPq/MCIDADES N° 11/2012, para monitoramento, avaliação, e aprimoramento do PMCMV pela FAU/UnB sobre Sustentabilidade e Qualidade da Forma Urbana.

Carlos Eduardo Nunes Ferreira é diretor da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), membro do CEAU-RJ (Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo), vice-diretor Adjunto de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), professor do Departamento de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (DPUR ) e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB). Conselheiro do IAB-RJ, coordenador o DOCOMOMO RJ (Comitê Internacional para a Documentação e Conservação do Movimento Moderno). Foi Reitor da UVA (Universidade Veiga de Almeida) e é docente da educação superior há 30 anos.

Cid Blanco é arquiteto e urbanista (FAU USP), mestre no mesmo tema (EESC USP) e doutorando em urbanismo (FA ULisboa). Trabalhou por 16 anos na administração pública com políticas de desenvolvimento urbano, habitação, planejamento estratégico e inclusão social. Como consultor, tem trabalhado para instituições governamentais nacionais e internacionais, incluindo agências das Nações Unidas e bancos de fomento. Atualmente trabalha como consultor sênior em planejamento urbano sustentável, gestão e governança pública em diferentes projetos, integro o Comitê de Acompanhamento dos ODS da União Internacional de Arquitetos (UIA) e coordena o Grupo de Trabalho da Agenda 2030 do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Observatório Metropolitano ODS (METRODS).

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Futuros sustentáveis — Não deixe ninguém para trás

happens
in 13/12/2022

more
Horário: das 9h às 14h (credenciamento a partir das 8h30)

where

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

source
CAU BR
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided