Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O objetivo é construir reflexões sobre os saberes no chão da escola, conhecendo e partilhando estratégicas no combate a práticas de racismo, preconceito e discriminação, sobretudo ampliando proposições voltadas para uma educação decolonial e antirracista

O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, entre 22 de setembro e 6 de outubro, novocurso online e gratuito de Estudos críticos, organizado pelo MASP Escola. O curso Percursos pedagógicos afro-brasileiros e indígenas na escola, contará com os professores Clarissa Suzuki, Ladjane Alves Sousa, Fátima Santana Santos, Dasu Huni Kuin, Letícia Gomes Farias, Gabriela Nobre Bins, Márcia Mura e Elaine Santana. As aulas pretendem refletir sobre os saberes afro-brasileiros, indígenas e migrantes no ambiente escolar.

De programa intensivo, o módulo de Estudos críticos tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.

As aulas de Percursos pedagógicos afro-brasileiros e indígenas na escola buscam compartilhar as práticas educativas/artísticas que integram as múltiplas epistemologias em diálogo com formas de saber e fazer atravessadas pelas memórias e ancestralidades que fundamentam outros pensares e fazeres na educação. Por este motivo, os encontros contemplarão o diálogo com professoras e professores de distintas regiões do país, que realizam ações transformadoras no contexto de escolas públicas com projetos político pedagógicos antirracistas e amparadas por políticas públicas como as Leis 10.639/03 e 11.645/08.

O objetivo do curso é construir coletivamente reflexões sobre os saberes afro-brasileiros, indígenas e migrantes no chão da escola, conhecendo e partilhando estratégicas pedagógicas no combate a práticas de racismo, preconceito e discriminação, sobretudo ampliando proposições metodológicas que auxiliem na prática pedagógica voltada para uma educação decolonial e antirracista.

O curso é totalmente gratuito e as aulas serão online, transmitidas ao vivo pelo canal do MASP no YouTube. Haverá tradução simultânea em LIBRAS. O link para registro de presença será compartilhado durante cada aula no chat. O curso será gravado e ficará disponível posteriormente. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem no mínimo 75% de presença.

Serviço

Percursos pedagógicos afro-brasileiros e indígenas na escola

Com Clarissa Suzuki, Ladjane Alves Sousa, Fátima Santana Santos, Dasu Huni Kuin, Letícia Gomes Farias, Gabriela Nobre Bins, Márcia Mura e Elaine Santana

22.9 – 6.10.2023 | Terças e sextas, 19h às 21h

Online (5 aulas) Curso gratuito

Inscrições aqui

Abdias Nascimento, <i>Okê Oxóssi</i>, 1970<br />Acervo MASP, doação Elisa Larkin Nascimento  [Ipeafro, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018]

Abdias Nascimento, Okê Oxóssi, 1970
Acervo MASP, doação Elisa Larkin Nascimento [Ipeafro, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018]

Percursos pedagógicos afro-brasileiros e indígenas na escola

happens
in 22/09/2023

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)

source
Masp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided