In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Um campo exploratório que proporciona a estudiosos, pesquisadores, profissionais, gestores e curiosos ampliar o entendimento sobre ideias, intenções, processos, ações e feitos urbanizatórios
Acervos e arquivos são importantes por reunir, preservar e tornar acessível a memória e a trajetória de uma instituição, uma organização, um grupo de indivíduos, uma pessoa, um artefato. Diante do conjunto documental, dados e informações podem ser encontrados e utilizados por aqueles interessados seja em reconstituir uma história, obliterada pelo passar do tempo, seja para compreender o presente e dele traçar futuros possíveis. Especificamente, acervos e arquivos de Urbanismo, de Cidades, de Urbanistas e similares agregam materiais para além de mapas, plantas e desenhos. Disponibilizam uma gama de elementos que perfazem desde projeções de uma sociedade modelo à adoção de teorias e paradigmas urbanísticos; revelam planos, relatórios e legislações presentes em atas, decretos, leis, normas e memorandos; agregam diferentes perfis profissionais; reúnem registros imagéticos em fotografias, pinturas, cartões postais, filmes, documentários; descrevem um determinado momento a partir de reportagens em jornais, periódicos, magazines e panfletos; personificam suas personagens em cartas, instrumentos de trabalho, documentos oficiais e particulares. Enfim, um campo exploratório que proporciona a estudiosos, pesquisadores, profissionais, gestores e curiosos ampliar o entendimento sobre ideias, intenções, processos, ações e feitos urbanizatórios.
Em 2021, o contato com o acervo da empresa urbanizadora Coimbra Bueno e Cia. Ltda., fundada pelos irmãos engenheiros Jeronymo Coimbra Bueno e Abelardo Coimbra Bueno em 1934, despertou nosso interesse em reunir saberes, práticas e experiências de acervos e arquivos similares a fim de auxiliar no agenciamento do material adquirido. Majoritariamente conhecida no campo da história do urbanismo pela construção de Goiânia, a atuação da Coimbra Bueno vai além e se mostra extremamente diversificada, indo da produção agropecuária a empreitadas industriais, da produção de habitação de interesse social à qualificação de uma “civilização sertaneja”, de planos para inúmeras cidades brasileiras à criação da Fundação Coimbra Bueno pela Nova Capital do Brasil. Assim, este acervo consiste em um verdadeiro campo a ser explorado. Mas como organizar, tratar, acondicionar e publicizar tantos documentos? Para quê e para quem servem acervos e arquivos? Quais as especificidades de um acervo ou um arquivo de Urbanismo?
Na tentativa de responder a tais questões e outras mais, o grupo de pesquisa TOPOS — Paisagem, Projeto, Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil — CAU/BR, decidiu promover o Seminário “Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos”, a se realizar em formato híbrido nos dias 4 e 5 de abril de 2024, sob a coordenação dos professores doutores Carlos Henrique de Lima, Carolina Pescatori, Paola Ferrari e Ricardo Trevisan. Além das intenções acima mencionadas, este evento busca reunir pesquisadores, estudiosos, professores, estudantes e gestores em torno deste tema e seus três eixos balizadores: 1.) Saberes — Acervos e arquivos de Urbanismo para quê e para quem?; 2.) Manejos — Tipos de documentos, práticas e cuidados; e 3.) Feitos — Casos, experiências e perspectivas.
Organizadores
Prof. Dr. Carlos Henrique Magalhães de Lima
Profa. Dra. Carolina Pescatori Candido da Silva
Profa. Dra. Paola Caliari Ferrari Martins
Prof. Dr. Ricardo Trevisan