Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Alexandre Wollner, 1928-2018
Foto divulgação [website ADG]

O designer gráfico Alexandre Wollner faleceu nesta sexta-feira, dia 4 de maio de 2018, em São Paulo. Com 89 anos de idade, ele estava internado no Hospital São Paulo desde o dia 1ode maio em decorrência de um derrame vascular.

Wollner foi aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do Masp, criado por Pietro Maria Bardi em 1951. Estudou na pioneira Escola de Ulm, que serviu de modelo para as escolas de design no Brasil. Entusiasmado com os planos do então presidente Juscelino Kubitschek, voltou ao Brasil determinado a criar uma nova consciência industrial, alavancada pelo design.

No começo de sua carreira, Wollner ligou-se ao grupo concretista Ruptura e foi premiado na Bienal de São Paulo. Foi fundador do primeiro escritório de design no Brasil, o Forminform, em 1958, e da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, no Rio de Janeiro, na qual foi professor por muitos anos.

Logomarcas de empresas idealizadas por Alexandre Wollner
Imagem divulgação

É autor dos programas de identidade visual de muitas empresas, entre elas Klabin, Eucatex,  Banco Itaú, Metal Leve, Equipesca, Papaiz, Ultragaz e muitas outras. É autor da famosa marca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Teve várias exposições individuais no Brasil e em outros países. Seu livro, Design Visual 50 anos, é referência indispensável na biblioteca de todo designer brasileiro. Premiado no Brasil e no exterior, é convidado para palestras em muitas cidades do mundo. Sua obra é referência para gerações de estudantes e professores de design gráfico.

Alexandre Wollner

source
Portal Vitruvius / Folha de S.Paulo / website ADG
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided