Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

São 248 páginas digitais que abordam temas como direitos indígenas, o sagrado no museu, curadoria compartilhada e autonarrativa, gestão de coleções e museus indígenas

Entre 18 e 24 de maio, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari integra a 18ª Semana de Museus. Dentre atividades on-line e vídeos para a edição, o equipamento lança o e-book “Museus Etnográficos e Indígenas - aprofundando questões, reformulando ações”.

A obra expõe os resultados do VI Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e VII Seminário Museus, Identidade e Patrimônio Cultural (2017), eventos realizados pelo Museu e o MAE-USP que buscam dar voz e espaços representativos para os povos indígenas da região, além de expor suas demandas e conquistas.

Uma curiosidade do e-book é que ele é composto em sua maioria por textos dos próprios indígenas. São 248 páginas digitais que abordam temas como direitos indígenas, o sagrado no museu, curadoria compartilhada e autonarrativa, gestão de coleções e museus indígenas. Ainda, apresenta uma coletânea de textos com discussões atuais desses povos, com enfoque na museologia.

A data de estreia contempla a celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e os interessados na temática, estudantes e pesquisadores já podem acessá-lo, gratuitamente, pelo site do Museu Índia Vanuíre. O e-book ficará disponível por tempo indeterminado.

 

Semana de Museus

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 18ª Semana de Museus une as instituições museológicas com ações virtuais para todos os públicos e, neste ano, sobre a temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

No Museu Índia Vanuíre, a programação virtual contempla vídeos sobre os projetos de acessibilidade oferecidos pelo equipamento, como recursos multissensoriais, projeção multimídia e objetos táteis para o público cego. Serão veiculados, também, depoimentos dos participantes dos projetos "Aguçando as Memórias" e “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos”, que contribuem com a inclusão social e cultural do idoso e dos cegos, respectivamente.

“O Museu Índia Vanuíre está com uma programação muito robusta e informativa nas redes sociais e o e-book completa essa proposta. São atividades que possibilitam ao equipamento mostrar o seu papel: a reflexão sobre as desigualdades existentes na sociedade e a importância da valorização da cultura”, explica Tamimi Borsato, gerente do Museu Índia Vanuíre.

Para participar da programação, basta acompanhar as redes sociais do Museu Índia Vanuíre: @museuindiavanuire. Ou conferir a agenda pelo site.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Museu Índia Vanuíre lança e-book do EPQIM 2017

source
nucleodanoticia
Ribeirão Preto

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided