Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Nota pública do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PPGArq PUC-Rio

Faz poucos dias, uma egressa de nosso Programa de Pós-Graduação teve artigo de sua autoria aceito para publicação no periódico Cadernos Metrópole. Contudo, para sua surpresa e indignação, dentre os comentários que recebeu de um/a avaliador/a do artigo, constavam observações desrespeitosas e inaceitáveis – com destaque para: “Escreve de forma irritante, utilizando o tempo todo ‘arquitetos e arquitetas’. Deve ser uma feminista chata que usa a linguagem para ser clara quanto ao gênero”.

Ante o protesto da autora, o periódico se retratou, na forma de uma carta enviada diretamente a ela. Posteriormente, o INCT Observatório das Metrópoles, ao qual Cadernos Metrópole é vinculado, publicou uma “Nota de retratação pública”, na qual lamenta o ocorrido e pede sinceras desculpas à autora “pela falta de decoro com que o(a) parecerista se expressou” (ver a nota na íntegra logo abaixo).

Nós, abaixo assinades, professoras e professores do PPGArq PUC-Rio, vimos a público manifestar apoio à egressa e endossar seu repúdio à maneira ofensiva com que foi tratada.

Mas o fazemos também por julgar que o caso não pode ser minimizado. O que está em jogo aqui, de fato, é de grande relevância, pois envolve o livre exercício de formas de expressão e do uso da linguagem – algo que se dá na interseção sensível e incontornável das éticas acadêmica e política.

Nossa posição como professoras e professores não pode ser outra, portanto, senão, em conjunto com nossas alunas e alunos, defender o direito inalienável e imprescindível a esse exercício, e repudiar qualquer tentativa no sentido de o constranger ou reprimir.

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2020

Ana Luiza Nobre
Elisa Sotelino
Fernando Espósito Galarce
João Masao Kamita
Luiz Fernando Martha
Maíra Machado Martins
Marcos Favero
Maria Fernanda Campos Lemos
Otavio Leonidio
Rachel Coutinho Marques da Silva

Nota de Retratação Pública do Observatorio das Metrópoles

O INCT Observatório das Metrópoles divulga a presente nota de retratação pública relativa ao teor dos comentários desrespeitosos e inadmissíveis do(a) parecerista que avaliou a proposta de um artigo para publicação no dossiê número 51 do nosso periódico Cadernos Metrópole.

Tais comentários adjetivados não expressam, de forma nenhuma, a linha editorial da revista quanto a importância da questão de gênero na sociedade e, mais ainda, na produção do conhecimento.

Em nome de todo coletivo editorial dos Cadernos Metrópole e dos integrantes do INCT Observatório das Metrópoles, lamentamos e pedimos sinceras escusas à autora pela falta de decoro com que o(a) parecerista se expressou, cujo anonimato precisamos manter por dever de ofício.

O INCT Observatório das Metrópoles considera que, neste caso, foi cometido um descuido na gestão do número ao não ter solicitado a retirada dos referidos comentários, por serem inaceitáveis e estranhos à avaliação objetiva e acadêmica.

A revista Cadernos Metrópole é um dos principais produtos do INCT Observatório das Metrópoles e tem como principal objetivo difundir os resultados da análise comparativa entre as metrópoles, publicando textos de pesquisadoras e pesquisadores da temática urbana. Embora não haja qualquer política de censura epistemológica, teórica e mesmo ideológicas nos pareceres emitidos pelos(as) especialistas convidados – todos(as) desfrutando de inquestionável qualificação acadêmica – lamentamos, uma vez mais, o terrível acontecimento e pedimos desculpas por qualquer situação de constrangimento ou desconforto que este fato possa ter causado.

Campus da PUC-Rio<br />Foto Abilio Guerra

Campus da PUC-Rio
Foto Abilio Guerra

Nota pública do PPGArq PUC-Rio e nota de retratação pública do Observatório das Metrópoles

source
Otavio Leonidio / PPGArq PUC-Rio
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided