Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A plataforma que será lançada em breve reunirá ações e experiências de boas práticas em diversas áreas, tais como Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e outras

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA) e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), estão em busca de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar a nova plataforma virtual do IAB.

A plataforma que será lançada em breve reunirá ações e experiências de boas práticas em diversas áreas, tais como Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e outras. O primeiro chamamento para compor a plataforma terá como tema a Primeira Infância na América Latina e faz parte do projeto “BRA-2020-022 IDB Technical Assistance for Urban95”, que tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

O IAB reconhece a importância do acolhimento humano desde o início da vida. Sob essa ótica, portanto, defende a produção, a implementação e a ampliação de soluções técnicas com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 a 6 anos por meio da incorporação do conceito de primeira infância em projetos, ações e políticas que envolvem a arquitetura e o urbanismo.

Potencializar a participação das crianças em idade de primeira infância no meio urbano fortalece seu protagonismo no debate público e alerta sobre a importância de sensibilizar esses indivíduos sobre seu papel como sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa. Escutar e garantir o reconhecimento de crianças pequenas como cidadãos promove a construção de cidades inclusivas para todos.

Nos próximos dias será divulgada a data de lançamento do Edital de Chamamento para a seleção de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar a plataforma virtual do IAB, assim como a programação completa de atividades relacionadas ao Edital.

A rede Urban95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da FBvL que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Convida assim líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

Para mais informações sobre a Urban95 clique aqui

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Nacional

source
IABbr
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided