Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Este canal de comunicação e foi construído em rede, com o apoio dos CAU/UFs e de diversas entidades de arquitetura e urbanismo, e compõe as ações decorrentes da adesão do CAU/BR aos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU mulheres e do Pacto Mundial

O hotsite Mulheres na Arquitetura e nas Cidades foi desenvolvido como parte do compromisso do CAU com a promoção da Equidade de Gênero na Arquitetura e Urbanismo e para divulgar os resultados dos trabalhos da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR e da Comissão Temporária de Política de Equidade de Gênero do CAU/BR, desenvolvidos em 2019 e 2020.

Este canal de comunicação e foi construído em rede, com o apoio dos CAU/UFs e de diversas entidades de arquitetura e urbanismo, e compõe as ações decorrentes da adesão do CAU/BR aos Princípios de Empoderamento Feminino (WEP, sigla em inglês) da ONU mulheres e do Pacto Mundial.

A atuação das mulheres nos ambientes doméstico e público – arquitetas ou não – é capaz de reinventar a cidade e o cotidiano ao seu redor. Incluir a perspectiva das mulheres no desenvolvimento das cidades brasileiras nos traz uma nova abordagem de participação e a possibilidade de romper esses limites que definem o acesso das mulheres à cidade, tornando-as mais inclusivas e segura para todos.

Política do CAU para a equidade de gênero

A Política do CAU para a Equidade de Gênero teve como principais subsídios os resultados do 1º Ciclo de Debates ‘Mulheres na Arquitetura – Cidades Inclusivas para Mulheres’ e do 1º Diagnóstico ‘Gênero na Arquitetura e Urbanismo’ (resultados de ambos disponíveis nesta plataforma) e compreende diretrizes a serem implementadas em várias esferas e escalas, organizadas em seis eixos:

Equidade no Cotidiano da Arquitetura e Urbanismo;

Equidade na História da Arquitetura e Urbanismo;

Equidade na Formação em Arquitetura e Urbanismo;

Equidade na Prática em Arquitetura e Urbanismo;

Equidade na Política da Arquitetura e Urbanismo;

Equidade no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O documento, aprovado pela Deliberação Plenária DPOBR nº 0107-01/2020, deverá ser continuamente atualizado e monitorado em rede. Caso deseje contribuir de alguma forma, mande a sua sugestão na aba ‘Acompanhe e Participe’.

Para saber mais sobre cada eixo e conhecer as propostas detalhadas, acesse a íntegra da Política do CAU para a Equidade de Gênero.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

source
CAUbr
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided