Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O livro já foi distribuído gratuitamente a bibliotecas, museus e universidades, e encontra-se disponível em versão impressa e digital, esta última podendo ser baixada gratuitamente

Localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, o Sítio Roberto Burle Marx, onde o paisagista morou entre 1973 e 1994, é um espaço singular, que dispõe de um acervo botânico único, de mais de 3.500 espécies, além de pinturas, gravuras, cerâmicas, tapeçarias, murais, painéis de azulejos, mobiliário, obras de sua autoria e de outros artistas, todos itens de sua coleção particular.

Esse espaço exuberante e único está sintetizado no livro Sítio Roberto Burle Marx, que além de um vasto material fotográfico inclui artigos de autoria de vários especialistas em arquitetura, paisagismo e artes visuais. Os textos analisam aspectos da biografia de Burle Marx, bem como de sua produção como artista e paisagista, repassam a história do processo de tombamento do Sítio, apresentam o conjunto edificado, os viveiros e os jardins, com destaque para a casa de Roberto, onde está exposta a singular coleção reunida por Burle Marx ao longo da vida.

Com imagens de todos os ambientes, o livro possibilita ao leitor percorrer cada cômodo e conferir a ampla diversidade do acervo da instituição, que inclui arte cusquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira. Uma cronologia dos principais projetos paisagísticos de autoria de Roberto Burle Marx completa a publicação, que realça a grandeza do patrimônio preservado pelo Sítio e a sua importância como lugar de memória, repositório ímpar das múltiplas dimensões da vida e obra do paisagista.

Com 309 páginas e ricamente ilustrado, o livro foi desenvolvido como parte de um amplo projeto de requalificação, realizado pelo Intermuseus, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com o Sítio Roberto Burle Marx/Iphan. O livro já foi distribuído gratuitamente a bibliotecas, museus e universidades, e encontra-se disponível em versão impressa e digital, esta última podendo ser baixada gratuitamente.

Livro Sítio Roberto Burle Marx

309 páginas, il. capa dura

Organização: Claudia Maria P. Storino e Vera Beatriz Siqueira

Textos de: Andrey Rosenthal Schlee, Claudia Maria P. Storino, José Tabacow, Vera Beatriz Siqueira, Yanara Costa Haas.

Projeto gráfico: Dupla Design

Coordenação editorial: Expomus

Edição: Intermuseus e Sítio Roberto Burle Marx/Iphan

Informações sobre o livro impresso

Sítio Roberto Burle Marx

E-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br

E-book para download gratuito (clique aqui).

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Sítio Roberto Burle Marx

source
Intermuseus
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided