In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
A União Internacional de Arquitetos - UIA divulgou que a Medalha de Ouro 2021 foi concedida ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, cuja obra atemporal tem marcado a arquitetura.
O júri destacou o trabalho autoral de Mendes da Rocha, cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico. Seu trabalho também incorpora fortes elementos pessoais e uma ampla visão social, refletidos em sua habilidade em ultrapassar fronteiras estabelecidas, enquanto mantém um senso fundamental de pertencimento à sua terra natal e à sua cultura.
As conquistas de Paulo Mendes da Rocha, ao longo de sete décadas, ilustram de forma exemplar um compromisso que valoriza a arquitetura de caráter público e democrático.
Concedidos a cada três anos por ocasião do Congresso Mundial da UIA, a Medalha de Ouro e os prêmios UIA reconhecem os profissionais cujos méritos, talentos ou realizações têm abrangência internacional, nos diversos campos da arquitetura. Este ano, o Congresso UIA 2021 Rio será realizado pela primeira vez virtualmente.
Sobre o arquiteto
Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928), arquiteto (Mackenzie, 1954), é autor de diversos projetos que se tornaram marcos urbanos – Pinacoteca do Estado, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, Sesc 24 de Maio em São Paulo; Museu dos Coches em Lisboa; Museu e Teatro Cais das Artes em Vitória – e ganhador das principais láureas na área de arquitetura: Prêmio Pritzker em 2006, Leão de Ouro da 15a Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza 2016, Prêmio Imperial 2016, Medalha de Ouro 2017 do RIBA – The Royal Institute of British Architects, dentre outros.