Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia - MuBE
Foto Nelson Kon

A União Internacional de Arquitetos - UIA divulgou que a Medalha de Ouro 2021 foi concedida ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, cuja obra atemporal tem marcado a arquitetura.

O júri destacou o trabalho autoral de Mendes da Rocha, cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico. Seu trabalho também incorpora fortes elementos pessoais e uma ampla visão social, refletidos em sua habilidade em ultrapassar fronteiras estabelecidas, enquanto mantém um senso fundamental de pertencimento à sua terra natal e à sua cultura.

Sesc 24 de Maio, Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos
FFoto Nelson Kon

As conquistas de Paulo Mendes da Rocha, ao longo de sete décadas, ilustram de forma exemplar um compromisso que valoriza a arquitetura de caráter público e democrático.

Concedidos a cada três anos por ocasião do Congresso Mundial da UIA, a Medalha de Ouro e os prêmios UIA reconhecem os profissionais cujos méritos, talentos ou realizações têm abrangência internacional, nos diversos campos da arquitetura. Este ano, o Congresso UIA 2021 Rio será realizado pela primeira vez virtualmente.

Cobertura para Praça do Patriarca, Paulo Mendes da Rocha
Foto Nelson Kon

Sobre o arquiteto

Paulo Mendes da Rocha
Foto divulgação [UIA2021RIO]

Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928), arquiteto (Mackenzie, 1954), é autor de diversos projetos que se tornaram marcos urbanos – Pinacoteca do Estado, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, Sesc 24 de Maio em São Paulo; Museu dos Coches em Lisboa; Museu e Teatro Cais das Artes em Vitória – e ganhador das principais láureas na área de arquitetura: Prêmio Pritzker em 2006, Leão de Ouro da 15a Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza 2016, Prêmio Imperial 2016, Medalha de Ouro 2017 do RIBA – The Royal Institute of British Architects, dentre outros.

Paulo Mendes da Rocha ganha Medalha de Ouro UIA

source
Pós FAU Mackenzie
São Paulo

share


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided