Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Rio sai à frente no reconhecimento da obra e do pensamento do arquiteto capixaba

A Prefeitura publicou nesta quinta-feira (27/05), no Diário Oficial do Município, decreto nomeando um trecho da Marina da Glória em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido no último dia 23 de maio, aos 92 anos. O decreto nº 48.906, assinado pelo prefeito em exercício, Nilton Caldeira, cria a Esplanada Paulo Mendes da Rocha (arquiteto) numa área entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara, uma projeção de terra que avança para o mar inserida dentro do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo).

A homenagem considera a importância do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura e o urbanismo tanto no Brasil como no mundo. E a escolha do local leva em consideração o pensamento do urbanista, para quem “a geografia era a primeira e primordial arquitetura”.

Paulo Archias Mendes da Rocha pertenceu à geração de arquitetos modernistas e era um dos profissionais mais premiados do país. Ele assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea, tendo sido premiado em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Em 2016, venceu o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, na categoria arquitetura, pelo conjunto da obra. Ainda em 2016, recebeu o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo. E em 2021, foi agraciado com a medalha de ouro da UIA pela obra atemporal que marcou a arquitetura.

O arquiteto é autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura, o pórtico na Praça do Patriarca e o prédio do Sesc da 24 de maio, todos em São Paulo, e o Cais das Artes, conjunto com teatro e museu construído às margens da Baía de Vitória, no Espírito Santo.

Paulo Mendes da Rocha<br />Foto divulgação  [Enciclopédia Itaú Cultural]

Paulo Mendes da Rocha
Foto divulgação [Enciclopédia Itaú Cultural]

Trecho da Marina da Glória designada como Esplanada Paulo Mendes da Rocha<br />Imagem divulgação  [Prefeitura do Rio]

Trecho da Marina da Glória designada como Esplanada Paulo Mendes da Rocha
Imagem divulgação [Prefeitura do Rio]

Paulo Mendes da Rocha vira nome da esplanada na Marina da Glória

source
Prefeitura do Rio
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided