Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A recém anunciada transferência do acervo do arquiteto vem tendo uma repercussão idêntica à verificada por ocasião da doação do acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, por ele próprio, à mesma instituição, em 2020

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil tem claro que os conjuntos de projetos e demais elementos dos escritórios dos grandes nomes da Arquitetura nacional, mas não exclusivamente deles, constituem significativo patrimônio cultural para o país e devem ser preservados e disponibilizados ao público.

Somos contra, porém, interferir unilateralmente na decisão sobre a destinação dos acervos particulares, o que cabe ao próprio profissional ou aos seus herdeiros, asseguradas tais premissas.

Desde 2020 o CAU Brasil perfila-se junto a outras entidades do setor reunidas pelo IABsp (mais universidades, instituições públicas e organizações privadas detentoras de acervos de Arquitetura) na defesa da criação de uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

O objetivo é viabilizar a implementação de uma plataforma virtual desses acervos – uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo” – para o compartilhamento com o público interessado.

Com o mesmo empenho, o CAU Brasil vem atuando junto à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados na discussão do aperfeiçoamento da legislação de proteção ao patrimônio cultural tombado do país, objeto de projeto de autoria do deputado Gustavo Fruet.

Em paralelo, o CAU São Paulo abriu este ano um edital de R$ 400.000,00 para seleção de experiências bem sucedidas de restauro e conservação do patrimônio arquitetônico.

Por fim, registramos nossa confiança de que a Casa da Arquitectura, respeitada internacionalmente pelo seu trabalho de conservação e valorização de coleções de Arquitetura, dirigida pelo arquiteto Nuno Sampaio, cumprirá os compromissos assumidos com a família de Lucio Costa, como já vem ocorrendo com o acervo de Paulo Mendes da Rocha.

Lucio Costa<br />Ilustração Paulo Caruso

Lucio Costa
Ilustração Paulo Caruso

Manifestação do CAU Brasil em defesa de uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo”

source
CAU DF
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided