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A partir de diferentes vestígios do passado, os episódios desvelam maneiras específicas de transmitir e de circular conhecimentos, tradições e memórias

O SescTV apresenta a série inédita Monumentos na programação deste mês. Com produção da Ebisu Filmes e Loma Filmes, a série documental dirigida por Paulo Pastorelo foi criada em parceria com a ProfaLucília S. Siqueira (Unifesp). Dividida em 12 episódios, ela aguça a sensibilidade dos espectadores para os dilemas do patrimônio cultural. A série está disponível sob demanda no site do canal.

Monumento é aquilo que nos faz lembrar. No mundo em que vivemos há muitas “coisas-monumento” que nos lembram de outras coisas e até nos lembram daquilo que gostaríamos de esquecer. Abordando diferentes tipos de bens culturais em vários lugares do Brasil, os episódios fomentam a reflexão sobre a preservação e as transformações no patrimônio hoje e expõem maneiras específicas de transmitir e de circular conhecimentos, tradições e memórias.

Com mediação do professor José Tavares Correia de Lira (FAU-USP), a live Monumentos: Uma leitura sobre os mais diferentes vestígios do passado, uma parceria entre o “Sesc Ideias” e o “SescTV'', foi transmitida no dia 17/5, no canal do YouTube do SescSP. Para falar sobre a proposta da série e dos temas abordados nos episódios, o encontro contou com a participação do diretor Paulo Pastorelo e da ProfaLucília S. Siqueira (Unifesp), coautora da série.

No episódio Monumento, o primeiro da série, discute-se como se criam os monumentos e como o tempo modifica a maneira de olhá-los. Motivo de grandes festejos e acalorados debates no século XIX, a estátua equestre de D. Pedro I, localizada na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro, figura hoje silenciada na paisagem urbana da cidade. Partindo desse primeiro monumento público do Brasil, o episódio explora o contraste com as estátuas que homenageiam Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Tom Jobim, situadas na orla sul carioca, que parecem não perder a capacidade de atrair os olhares e os afetos dos passantes.

Em Álbum de Fotografia, memórias são revisitadas a partir de álbuns de fotografias de família, como singelos monumentos da vida privada. Lá estão guardados registros de momentos passados que só o vai e vem da memória é capaz de fazer aparecer.

Na sequência, no episódio Coleção, é apresentado o sentido de uma coleção, vista como uma espécie de monumento do olhar e dos interesses do próprio colecionador, aqui representado na figura Emanoel Araujo, artista plástico e curador do Museu Afro Brasil.

Já a passagem do tempo e seu potencial para atiçar o olhar investigativo em busca da totalidade perdida são mostrados em Ruína, episódio seguinte, que retrata o processo de restauração e preservação das ruínas de Alcântara/MA em contraposição ao Pico do Jaraguá/SP, ruína do tempo geológico.

Com base nos depoimentos de um monge budista e de uma senhora de origem judaica sefardita, o episódio Relíquia trata da relação que indivíduos e grupos estabelecem com as relíquias. Vemos como essas diferentes tradições fazem circular as relíquias entre gerações, tomando-as como objetos de devoção e atribuindo-lhes sentidos e poderes.

Em Restauro, sexto episódio da série, as opções e os limites do restauro são vistos a partir dos resultados alcançados para um convento franciscano colonial em Alagoas e no rosto de um senhor, recuperado com prótese após perder parte da face numa cirurgia de câncer de pele.

A importância das cópias na atualidade é discutida no episódio homônimo, Cópia, no qual o mercado de bens piratas, um cartório lotado de documentos e uma dupla de gêmeos, colocam em suspensão os sentidos que atribuímos para o que é original, autêntico, simulacro e cópia.

No episódio Patrimônio, o processo de patrimonialização de um bem cultural imaterial é visto a partir da experiência dos índios Wajãpi, do Amapá, cujas expressões gráficas e orais foram registradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2002.

Em Saber, mostram-se diferentes maneiras de transmissão e aquisição de saberes: de um lado um cirurgião cardiovascular com seus residentes ao longo de uma cirurgia-aula, do outro, um físico que constrói conhecimento em laboratório sob controles metodológicos estritos.

A partir do trabalho de um professor universitário de línguas antigas e da experiência de um imigrante haitiano no aprendizado do português em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo, o episódio Língua reflete sobre as línguas como lugares de fronteira, meio para se transitar entre sociedades e culturas.

Já em Vestígio, as políticas de memória e de apagamentos do evento conhecido como o “Massacre do Carandiru” são tateadas a partir da reunião de vestígios dispersos nos registros oficiais da polícia, nos papéis do patrimônio, nos museus e no espaço urbano do Parque da Juventude.

Por fim, em Mausoléu, último episódio da série, o túmulo monumentalizado do médium Chico Xavier em Uberada/MG, que mobiliza visitantes e acolhe suas variadas manifestações de fé e de afeto, contrasta com a cripta da família imperial em São Paulo, que pede apenas silêncio e reverência.

Lista de Episódios

1. Monumento
2. Álbum de Fotografia
3. Coleção
4. Ruína
5. Relíquia
6. Restauro
7. Cópia
8. Patrimônio
9. Saber
10. Língua
11. Vestígio
12. Mausoléu

Live Sesc Ideias
No canal do Youtube do SescSP

Participantes

Paulo Pastorelo (diretor da série)
Arquiteto e urbanista formado pela FAU/USP e mestre em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Em 2007 recebeu o prêmio de "melhor filme" no festival É Tudo Verdade com o documentário "Elevado 3.5", realizado em parceria com João Sodré e Maira Bühler. Em 2013 voltou ao festival com o documentário "Tokiori – Dobras do Tempo", uma coprodução Brasil/França/Japão. Também dirigiu os documentários "Vale o Homem Seus Pertences" (2005), "Paisagens da Memória" (2010) e "Viva o Cinema!" (2017).

Profa.Lucília S. Siqueira (co-autora da série)
É professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP desde 2009, onde integra o programa de mestrado profissional de formação de professores: Prof. História. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), foi professora de História do Brasil e trabalhou na Coordenação dos Cursos de Turismo e Administração Hoteleira da Faculdade Ibero-Americana entre os anos de 1990 e 2000. Entre outras publicações, é autora do livro Bens e costumes na Mantiqueira (2005). De 2003 a 2009 trabalhou na PUC-SP, lecionando nos cursos de História, Relações Internacionais e Turismo. Atualmente, tem se dedicado a estudar os problemas da memorialização da escravidão dos africanos e seus descendentes no território paulista.

Mediador
Prof. José Tavares Correia de Lira
Professor Titular da FAU-USP, autor de Warchavchik: fraturas da vanguarda (2011) e O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira (2017). Ex-diretor do Centro de Preservação Cultural da USP e atual diretor do Centro Cultural Maria Antônia da USP.

Apresentação: Clóvis Carvalho
Técnico de programação do SescTV

Ficha técnica

Direção, argumento, roteiro e pesquisa: Paulo Pastorelo
Argumento, roteiro e pesquisa: Lucília S. Siqueira
Pesquisa: Shirlei Soares
Textos de narração: Ana Martins Marques e Daniel Arelli; Giselle Beiguelman; Guilherme Gontijo Flores; João Paulo Barreto Tukano; Júlia de Carvalho Hansen; Luana Chnaiderman de Almeida; Lucília S. Siqueira; Marcelo Ariel; Nina Rizzi; Rappin’ Hood e Ricardo Domeneck.
Coprodução: Ebisu Filmes e Loma Filmes
Realização: SescTV

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação. Conheça o acervo no site.

Para sintonizar o SescTV: ao vivo e também disponível sob demanda no site.

Redes do SescTV

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Facebook facebook.com/sesctv
Instagram @sesctv

Cena da série <i>Monumentos</i><br />Imagem divulgação

Cena da série Monumentos
Imagem divulgação

Cena da série <i>Monumentos</i><br />Imagem divulgação

Cena da série Monumentos
Imagem divulgação

SescTV: série Monumentos

source
Agência Lema
São Paulo

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