Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Publicação traz informações sobre a atuação na internet com orientações destinadas para profissionais, estudantes e professores

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), por meio da Comissão de Ética e Disciplina (CRED), elaborou um Guia Ético dos Arquitetos e Urbanistas nas Mídias Sociais. A publicação tem por objetivo apresentar um conjunto de recomendações e boas práticas para o profissional de Arquitetura e Urbanismo usufruir, com base na fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, todos os benefícios e alcance das redes sociais, e da internet de um modo geral, para divulgação e promoção de seus serviços promocionais.

A motivação para elaboração desse Guia partiu das constantes consultas e questionamentos feitos tanto ao CAU Brasil, como aos CAU dos Estados e do Distrito Federal sobre o assunto, e mesmo pelas sucessivas denúncias realizadas pelo uso inadequado das redes sociais e da internet por parte de profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo, inclusive por professores e estudantes do curso de arquitetura e urbanismo. Desta forma, o material pode ser construído com todos os CAU/UF, por meio de dois seminários regionais, e participação ampla por meio de consulta pública.

De forma didática, o Guia Ético separa as orientações por área de atuação, caracteriza divulgação de publicidade e possui em cada item a base legal que trata das condutas indevidas. As orientações atendem às condutas previstas no Código de Ética e Disciplina do CAU Brasil. Não foram criadas novas regras. Condutas indevidas serão enquadradas nas bases legais e podem vir a gerar sanções futuras. O CAU Brasil pretende orientar a atuação correta, buscando sempre a valorização profissional.

Os principais temas tratados no Guia são: Indicação de Responsabilidade Técnica; Direitos Autorais de arquitetos e urbanistas; Proteção de Dados Pessoais e Direito do Consumidor. Orientações e boas práticas são destaques com: divulgação de trabalhos (profissionais e acadêmicos); oferta de serviços e vendas de cursos.

O Guia Ético dos Arquitetos e Urbanistas nas Mídias Sociais está disponível no site do CAU BR (clique aqui).

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

CAU Brasil

source
Júlio Moreno
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided