In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Casa Floresta, Belo Horizonte MG, 2021. Estúdio Zargos
Foto Jomar Bragança
O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel apresentam as 10 obras selecionadas na categoria Profissional e os três projetos selecionados e um projeto reconhecido como menção honrosa na Universitária, categoria que fez parte da sexta edição (2019) e que agora retorna neste 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel.
No total foram inscritas 190 obras da categoria Profissional provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre os selecionados há obras localizadas na Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
A seleção foi feita por um júri formado pelas arquitetas e pelos arquitetos Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.
Os selecionados participarão de uma exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake de 09 de maio a 02 de julho de 2023, e de uma publicação sobre o prêmio. Na inauguração do evento, serão anunciadas três obras premiadas na categoria Profissional e um projeto na categoria Universitária.
Categoria profissional
Casa Floresta, Belo Horizonte MG, 2021. Estúdio Zargos
Foto Jomar Bragança
Casamirador Savassi, Belo Horizonte MG, 2021. Gisele Borges Arquitetura
Foto Juliana Berzoini
Casa Na Bocaina, Bananal SP, 2021. Ana Altberg e Cesar Jordão
Foto Federico Cairoli
Casarão 28, Salvador BA, 2022. Naia Alban
Foto Manuel Sá
Casa Saracura, São Paulo SP, 2022. Entre escalas
Foto Pedro Kok
Casas Populares Paudalho, Paudalho PE, 2021. NEBR Arquitetura
Foto Manuel Sá
Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, Povoado de Sumauma MA, 2022. Estúdio Flume
Foto Maíra Acayaba
Restauro, Modernização e Ampliação do Museu do Ipiranga, São Paulo SP, 2022. H+F Arquitetos
Foto Leo Giantomasi
Rota do São Benedito, Vitória ES, 2022. Coletivo Cidade Quintal
Foto Thais Gobbo
Terminal e Parque Urbano em São Luís, São Luís MA, 2020. Natureza Urbana
Foto Meireles Junior
Categoria Universitária
Armadura da Paisagem: infraestrutura verde nas encostas do Morro da Formiga, Rio de Janeiro RJ. Autoria Larissa de Paula Scheuer, UFRJ
Imagem divulgação [Acervo Larissa de Paula Scheuer]
A Vila Dos Catadores Ciclistas, Brasília DF. Autoria Bruna Ruperto, FAU-UNB
Imagem divulgação [Acervo Bruna Ruperto]
Da incessante construção à obsolescência construída: uma proposta de apropriação para o edifício Garagem do Carmo, Rio de janeiro RJ. Autoria Maria Vitória Martins, PUC-Rio
Imagem divulgação [Acervo Maria Vitória Martins]
Projeto Menção Honrosa
Aldeia Marakanã: a construção de uma aldeia indígena urbana, Rio de Janeiro RJ. Autoria Gustavo Lennon, UFRJ
Imagem divulgação [Acervo Gustavo Lennon]
Desde sua primeira edição (2014), o Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel recebeu 1.907 projetos inscritos. Na edição passada, em 2022, os três premiados foram Daniel Mangabeira da Vinha, Henrique Eduardo Caldas Coutinho e Matheus Conque Seco Ferreira (Bloco Arquitetos) com o projeto Casa Palicourea (Alto Paraíso de Goiás GO); Laurent Troost (Laurent Troost Architectures) com o projeto Casarão da Inovação Cassina (Manaus AM) e Fernando Maculan Assumpção e Joana César Magalhães (Levante Favelinha) com o projeto Centro Cultural Lá da Favelinha (Belo Horizonte MG). Na última edição, coube ainda aos arquitetos Adriano Andrade Carneiro de Mendonça e Antonio Pedro S L Ribeiro Coutinho (Estúdio Chão) a Menção Honrosa pelo projeto Transborda! (Rio de Janeiro RJ). Já a Menção Honrosa Sustentabilidade foi dedicada à Casa do Mel (Canaã dos Carajás PA), projeto de Christian Teshirogi (Estúdio Flume), enquanto a Menção Honrosa Cor foi conquistada pelo projeto Casas + Edifício Misto MBV2 (Sobral CE), projetada por Bruno Melo Braga, Bruno Perdigão de Oliveira, Igor Lima Ribeiro e Luiz Mattoso Cattony (Rede Arquitetos).
Sobre o Prêmio
O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake e são apresentados em catálogo. As obras premiadas serão registradas com vídeo experimental e analítico da edificação realizado por cineasta em início de carreira. O Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e revestimentos, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design. O Instituto Tomie Ohtake agradece ainda seus parceiros institucionais do Núcleo de Cultura e Participação: Kapitalo Investimentos; Meta; Syn Prop & Tech e Unigel.
Sobre a AkzoNobel
Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades — incluindo o meio ambiente — demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial — como Coral, International, Sikkens e Interpon — tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações.
Sobre o Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, Sanaa — Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas.