Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Organizaçãoes realizam diversas ações de contribuição para melhoria da qualidade de vida das comunidades do baixo Onça nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, geração de renda, ecologia e consciência da cidadania

Quem somos

Somos uma organização comunitária criada por moradores do bairro Ribeiro de Abreu, em BH, no ano de 2001. A partir da articulação dos moradores e moradoras com escolas, universidades, órgãos públicos e outras instituições surge, em 2007, o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa. Em 2016, conquistamos um espaço para sediar o COMUPRA: A nossa Casa Comum, antiga Fazenda Capitão Eduardo, localizada no terreno da Estação de Tratamento de Esgoto do Onça (ETE Onça). Atuamos em diálogo com o poder público, moradores e moradoras, mídia, escolas e universidades em prol da requalificação socioeconômica, ambiental e participativa dos bairros situados às margens do Ribeirão Onça.

Acreditamos que não há cidadania sem consciência ambiental. Portanto, em um projeto que une sustentabilidade e luta por moradia digna, promovemos a transformação na região do Baixo Onça, realizando ações em benefício da população local e do patrimônio natural, como a idealização e construção do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça.

Realizamos ações de contribuição para melhoria da qualidade de vida da comunidade nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, geração de renda, ecologia e consciência da cidadania. Já impactamos diretamente a vida de mais de 800 famílias realocadas, que viviam em área de alto risco de inundação pelo rio e, indiretamente, centenas de outras famílias que sonham e constroem juntos a meta de NADAR, PESCAR e BRINCAR no Ribeirão Onça.

Meta 2025: nadar, pescar e brincar no Ribeirão Onça

Anualmente são realizados eventos em diferentes pontos do curso natural do Ribeirão Onça. A intenção é incluir e escutar a comunidade na discussão das demandas da região e jogar luz nas questões do rio. No 13º evento, realizado em 2021, foi apresentada a meta para o ano de 2025: nadar, pescar e brincar no Ribeirão Onça, baseando-se em cinco principais pontos de reivindicação das comunidades do Baixo Onça, que são:

1. Retirada das famílias inseridas nas áreas de risco do Ribeirão Onça;

2. Implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça;

3. 100% de coleta, interceptação e tratamento de esgoto do Ribeirão Onça;

4. Municipalização da rodovia MG-20;

5. Novo acesso ao bairro Ribeiro de Abreu e adjacências.

Nosso grande desafio

Porém, todas as atividades e projetos desenvolvidos de forma coletiva e comunitária pelo movimento, esbarram na dificuldade de manutenção da Sede e das pessoas que trabalham para que o projeto siga acontecendo.

Atualmente, precisamos regularizar nosso CNPJ. Esse passo é muito importante, pois facilita o fechamento de parcerias, viabiliza a arrecadação de fundos e a inscrição em editais. Esse é o foco inicial das ações que você está nos ajudando a construir, fazendo parte do Movimento!

Apoiando a campanha você contribui para manutenção das atividades realizadas em prol do Ribeirão Onça, e ainda se torna parte do movimento! De acordo com sua contribuição, você pode adquirir mensalmente um boletim das atividades e eventos desenvolvidos pelo movimento, além de outros brindes lindões do Deixem o Onça Beber Água Limpa! :)

Gastos

Para dúvidas e sugestões entre em contato pelo e-mail: deixemoncabeberagualimpa@gmail.com

Conhecendo a gente agora? Saiba mais e acompanhe a gente nas redes sociais: Instagram | YouTube | Site

<br />Foto divulgação


Foto divulgação

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa e Comupra

source
Comupra
Belo Horizonte

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided