In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Objetivo principal é promover o intercâmbio de experiências práticas e conhecimentos adquiridos nas diferentes instituições de ensino, promovendo uma grande integração entre os participantes
A FeNEA
A FeNEA, Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, é uma entidade de representação estudantil, que não possui fins lucrativos e filiação partidária. A atuação da Federação está pautada no desenvolvimento de projetos e ações que contribuam na melhoria do processo de formação de profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, buscando ampliar a participação de estudantes do ensino superior e de toda a sociedade nas pautas necessárias para a transformação da realidade socioespacial em que vivemos. Tal processo de formação induz, para além do eixo profissional, a formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.
O Erea
Os encontros são os maiores e mais conhecidos projetos da FeNEA. O EREA – Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – é uma instância deliberativa da FeNEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – que ocorre anualmente nas regiões do país em diferentes cidades-sede. Na Regional Nordeste, já em sua 12o edição, reúne centenas de estudantes de todos os seus nove estados durante uma semana de atividades teóricas e práticas, tais como, mesas redondas, apresentações de trabalhos, vivências, oficinas, mutirões e momentos culturais. O objetivo principal é promover o intercâmbio de experiências práticas e conhecimentos adquiridos nas diferentes instituições de ensino, promovendo uma grande integração entre os participantes.
Temática “Traçando futuros possíveis”
Se queremos uma gestão democrática e uma população livre de amarras históricas opressoras, precisamos encontrar formas de transpor o abismo e assumir o compromisso de construir as pontes para se reconectar - convidando e animando quem estiver disposto a atravessar para, juntos e juntas, traçarmos futuros possíveis.
(Trecho retirado do livro Agir Local: uma experiência Conde - Paraíba - Brasil)
O que queremos dizer com isso? Quando falamos em “traçar futuros possíveis”, ou seja, alternativas para o que está posto, estamos nos referindo ao método, ao “como” fazer. Se o nosso objetivo geral é lutar pela efetiva participação de todas as pessoas no processo de planejamento das nossas cidades e regiões, logo a nossa temática se concentra em “como” construir participação popular, estudar quais as ferramentas que podemos e devemos utilizar, diagnosticar como o racismo, o machismo, o capacitismo e o capitalismo impedem a participação da população preta, pobre, feminina, transvyada, e com deficiência, e por fim, apontar os impactos sociais, ambientais e econômicos das desigualdades no processo de planejamento e gestão urbano-regional, e no acesso à arquitetura. Por se tratar de uma temática ampla, a discussão é dividida em cinco eixos mais específicos, sendo eles: 01. gestão coletiva, participação e poder popular; 02. planejamento para os 99%; 03. por um ensino contra hegemônico de arquitetura e urbanismo; 04. guerra dos lugares e o direito à cidade; e 05. gestão antropocêntrica e impactos ambientais. Como profissionais de Arquitetura e do Urbanismo do futuro, vamos usar da nossa ferramenta do traço para rabiscar debates, desenhar caminhos e construir meios para novos modelos de habitar, ocupar e existir, mais justos e democráticos.
O evento acontecerá na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, antigamente chamada de Parahyba, que deu o nome do encontro em questão, entre os dias 25 e 31 de julho de 2023. Para mais informações, acesse o Instagram.
João Pessoa, Paraíba, Brasil
25 a 31 de julho de 2023
Imagem divulgação [Erea Parahyba]
Imagem divulgação [Erea Parahyba]