In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
A produção traz depoimentos de personagens cruciais que testemunharam a construção da capital e daqueles que participaram diretamente do projeto
A construção da capital federal e sua rica história de meio século estão no documentário “Brasília. A Construção de um Sonho”, coproduzido pela Mixer, que estreia nesta quarta-feira (dia 21), às 22h no Discovery Channel.
O documentário Brasília. A construção de um Sonho conta a história da concepção da cidade, construída do zero na região central do Brasil, uma idéia que vinha desde o século XIX, mas que só se tornou realidade na década de 1960 – à época, uma planície deserta a centenas de quilômetros de tudo.
Brasília. A construção de um Sonho estreia no Discovery Channel na data em que a cidade comemora seu qüinquagésimo aniversário: quarta-feira, 21 de abril, às 22h. Com uma hora de duração, o documentário, coproduzido pela Mixer e dirigido por Rodrigo Astiz, vasculha e revela os desafios político-econômico-sociais e de engenharia que envolveram a construção da capital federal. Além de projetar os desafios que a cidade enfrenta para equilibrar passado, presente e futuro.
A produção local traz depoimentos de personagens cruciais que testemunharam a construção da capital e daqueles que participaram diretamente do projeto, incluindo Oscar Niemeyer, Carlos Murilo Felício, primo e assessor de Juscelino Kubitschek e Cel. Affonso Heliodoro, sub-chefe do gabinete de JK, além de entrevistas com especialistas como o historiador Ronaldo Costa Couto e o senador Cristovam Buarque, que define a construção de Brasília como a maior aventura do povo brasileiro.
Capital brasileira desde 1960, Brasília leva o conceito de “cidade planejada” ao extremo. Para colocar de pé a cidade projetada por Lúcio Costa, foram necessários 60 mil trabalhadores e os prédios projetados por Oscar Niemeyer significaram um enorme desafio para a engenharia da época. O documentário traz à tona os bastidores dessa construção, até hoje, considerada uma das maiores contribuições para a Arte Moderna do século XX.
Principal projeto político de Juscelino Kubitschek Brasília teve um alto custo e quase não aconteceu. Brasília. A construção de um Sonho revela como JK enfrentou a oposição e a falta de dinheiro às vésperas da inauguração, com parte da cidade ainda por construir. Para que a obra fosse concluída nos três anos e meio exigidos pelo presidente foi necessário um investimento estimado em 10% do PIB do País na época.
Brasília projetou o Brasil, antes uma nação de terceiro mundo, como lar de um povo capaz de vencer desafios impossíveis com engenhosidade e beleza. Mas pensada para 500 a 700 mil habitantes, abriga hoje quase três milhões de pessoas, e busca por equilíbrio. Aos 50 anos, Brasília é um patrimônio da humanidade tombado pela Unesco e se vê em uma encruzilhada entre a preservação de seu patrimônio arquitetônico-histórico e as pressões do crescimento.
Como um monumento vivo, a cidade planejada 50 anos à frente de seu tempo reúne, como em nenhum outro lugar no mundo, presente, passado e futuro.
Produzido com leis de incentivo da ANCINE, Brasília. A Construção de um Sonho conta com apoio cultural da construtora Racional e é uma coprodução entre o Discovery Channel e a produtora Mixer. Carla Ponte e Michela Giorelli assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America/US Hispanic e Rodrigo Astiz, da Mixer, é o diretor geral. Pedro Gorski é o diretor de cena do filme.
Exibição
Canal
Discovery Channel
Estreia
21 de abril, quarta-feira, às 22h.
Classificação indicativa
12 anos
Sobre a Mixer
A Mixer é a produtora mais completa e premiada do Brasil (47 leões em Cannes, duas indicações ao Emmy Awards, entre outros prêmios). A empresa atua em todos os segmentos de produção audiovisual, desde filmes publicitários até séries de ficção, programas de entretenimento, documentários e animação. Dentre seus destaques, estão as séries Descolados (MTV), Mothern (GNT), duas vezes indicada ao Emmy Awards, e o desenho animado Escola pra Cachorro (Nickelodeon e TV Cultura) e o longa-metragem, Besouro, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim.