In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Eixos temáticos: Projetos, obras e histórias: modernização em foco, Patrimônio construído: perspectivas de preservação e Paisagens e espaços urbanos: novos cenários. Resumos podem ser enviados até o dia 4 de agosto
Sobre o Sama
Temos a honra de anunciar a 5º edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (V Sama), que ocorrerá de 27 a 29 de setembro deste ano, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá, MT.
O Sama foi criado na cidade Manaus (AM) em 2016 por iniciativa de um grupo de arquitetos e professores universitários envolvidos com o patrimônio arquitetônico dos nove estados membros da Amazônia Legal.
A temática do Seminário, Retratos da Modernidade, inspira-se no caráter heterogêneo da multifacetada realidade amazônica, tantas vezes retratada como se não a fosse. Reflete, por conseguinte, a multiplicidade de respostas arquitetônicas e urbanísticas suscitadas pelo constante desafio de conciliar desenvolvimento social com respeito ao meio ambiente.
A história de modernização da Amazônia ou dos territórios sob sua zona de influência é tão rica e diversa quanto a própria floresta, tão premente e atual quanto as heroicas vozes que a defendem, dentro e fora do país.
Considerando que no Brasil boa parte dos programas implantados em nome da modernização foram acompanhados de políticas de integração do território nacional ou de “desbravamento” dos chamados rincões do interior do país, a amplidão do território amazônico impõe-se como referência incontornável no estudo da arquitetura e das cidades nascidas sob o signo da modernidade.
Assim, o seminário é voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais com interesse não apenas na arquitetura moderna produzida em solo amazônico, mas nos impactos da modernização sobre os espaços construídos e seus respectivos ambientes naturais, afetados direta ou indiretamente pelo processo de interiorização da economia nacional.
Eixos temáticos
1. Projetos, obras e histórias: modernização em foco
Arquitetura e condicionantes locais; história da arquitetura; teoria da arquitetura e do projeto; inovações construtivas e projetuais; obras e trajetórias profissionais; historiografia e documentação; moderno e o regional; obras e profissionais pioneiros.
2. Patrimônio construído: perspectivas de preservação
Restauro, preservação ou projetos de intervenção em obras e conjuntos históricos; estudo ou ações ligadas ao patrimônio construído; processos de tombamento; estudos históricos; tradições artísticas e culturais; arquitetura popular; tradições vernáculas e indígenas.
3. Paisagens e espaços urbanos: novos cenários
Projetos urbanos ou paisagísticos; planejamento urbano e regional; transformações urbanas, sociais e ambientais; novos bairros e cidades; cidade e participação popular; políticas urbanas e habitacionais; infraestrutura urbana; história do urbanismo; paisagens urbanas, geografia urbana.
Inscrições
As inscrições já podem ser feitas por este site conforme o cronograma abaixo.
Sobre os valores das inscrições, abaixo discriminados, será cobrada taxa de 10% correspondente aos custos operacionais da plataforma:
Até 16 de junho: de 50 reais para estudantes e 100 reais para profissionais;
De 17 de junho a 4 de agosto: 75 reais para estudantes e 150 para profissionais;
De 5 de agosto a 27 de setembro: 100 reais para estudantes e 200 reais para profissionais.
Chamada de resumos expandidos
Os resumos podem ser enviados até o dia 4 de agosto pela plataforma Even3.
Texto do resumo com mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.
Cada autor inscrito poderá submeter até dois resumos.
Os autores dos resumos aprovados que tiverem feito a inscrição terão direito a apresentar, presencialmente, seus trabalhos durante o evento.
Custo da submissão de resumos: 4,99 reais por resumo.
Os autores dos trabalhos apresentados poderão receber convite para publicação do artigo completo na revista Amazônia Moderna (ISSN 2594-7494).
Avaliação dos resumos expandidos
Os resumos serão avaliados por professores de universidades públicas e privadas vinculados ao Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama)
Os resumos poderão receber 3 resultados de avaliação: aprovado, reprovado ou aprovado com ressalvas.
Os autores de resumos “aprovados com ressalvas” terão uma semana para reapresentá-los com as correções necessárias. Descumprido esse prazo, terão seus resumos reprovados.
O processo de avaliação ocorrerá em duas etapas, conforme cronograma abaixo:
26/08/2023: data limite para divulgação do resultado das avaliações.
02/09/2023: data limite para que os resumos aprovados com ressalva sejam reapresentados.
09/09/2023: data limite para divulgação do resultado da reavaliação dos resumos aprovados com ressalvas.
A avaliação será pautada nos seguintes critérios:
1. Adequação da pesquisa à temática do seminário
2. Consistência e relevância da pesquisa proposta
3. Clareza, objetividade e poder de síntese do texto
Apresentação de trabalhos
Todas as apresentações de trabalhos serão presenciais, com duração máxima de 15 minutos.
Os apresentadores terão, necessariamente, de sintetizar e ilustrar seus trabalhos na forma de slides, gravados em arquivo pdf ou pptx a serem expostos durante as sessões de comunicação do evento.
Em todas as sessões de comunicação haverá computador e data-show disponibilizados aos apresentadores pela Comissão Organizadora.
Todos os autores de resumos aprovados que apresentarem seus trabalhos durante o seminário, receberão comprovantes de apresentação de trabalhos emitidos pela Comissão Organizadora.
Todos os resumos aprovados serão publicados no Arquivo de Resumos do V SAMA, acessado pelo site do Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama), com registro editorial.
Comissão organizadora
Dorcas Florentino de Araújo
Gisele Carignani
Maria Bárbara Thame Guimarães
Ricardo Silveira Castor
Veruska Pobikrowska Tardivo
Imagem divulgação