A cidade contemporânea entre a tábula rasa e a preservação
A cidade contemporânea entre a tábula rasa e a preservação
Cenários para o porto do Rio de Janeiro
Clarissa da Costa Moreira
Editora Unesp, São Paulo; 1ª edição, 2005
edition: português
paperback
142 p
14 x 21 x 0,5 cm
250 g
ISBN
85-7139-577-2
(teoria do planejamento urbano e regional, preservação do patrimônio, planejamento urbano)
about the book
Correntes de pensamento costumam apresentar o espaço urbano como uma fatalidade geralmente ligada a determinantes econômicas, culturais, sociais e políticas. Contudo, a cidade é muito mais que isso: trata-se de uma construção social e cultural em aberto, sujeita a escolhas. Essa é a premissa utilizada por Clarissa da Costa Moreira neste livro, originado de uma dissertação de mestrado premiada pela Anpur.
Em A cidade contemporânea, a autora confronta dois pensamentos que norteiam o olhar urbano: por um lado, o desejo de tabula rasa, termo latino utilizado para definir o desejo de destruição ou abandono e de abertura de espaço para “novas criações”; por outro lado, o desejo de preservação e conservação, principalmente na perspectiva do desaparecimento. Por meio do estudo das principais propostas urbanas do século XX, o livro analisa o surgimento de novas urbanidades e tudo que delas decorre, apontando para a necessidade de reorganização do pensamento urbano.
Com base nas propostas de intervenção sobre o porto da cidade do Rio de Janeiro, desvenda as “urbanidades portuárias” e as influências da cultura urbana “dominante”, na adoção de modelos, discursos e estratégias. E vai além, ao propor cenários embasados em novas estratégias urbanísticas que considerem a qualidade da vida urbana seu objetivo principal.
about the author
Clarissa da Costa Moreira
Arquiteta, urbanista e doutora em filosofia.