Quando o Brasil era moderno
Quando o Brasil era moderno
Guia poético do Rio de Janeiro. O olhar modernista
Heloisa Buarque de Hollanda (Org.)
Aeroplano, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
148 p
15 x 17 x 1 cm
300 g
illustrated
fullcolor
ISBN
85-86579-23-8
(literatura brasileira)
about the book
O Rio de Janeiro é uma cidade sedutora. E, nos tempos modernistas dos anos 20 a 50, era irresistível. Quando o Brasil era moderno, exposição realizada no Paço Imperial, tratou do modernismo visual carioca associando as transformações artísticas às mudanças da própria cidade na primeira metade do século. E provocou a publicação de três livros: Guia de Arquitetura 1928 – 1960, Artes Plásticas no Rio de Janeiro 1905 – 1960 e este Guia poético do Rio de Janeiro – o olhar modernista, organizado pela professora Heloisa Buarque de Hollanda com a reunião de alguns dos mais belos poemas modernistas escritos sobre terras cariocas.
O Guia poético do Rio de Janeiro: o olhar modernista traz poemas de Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes e é ilustrado com fotos de Milan. O guia está dividido em três partes: encantamento com a paisagem, pelas ruas da cidade e vida de carioca. Ele nos leva para um passeio pela cidade, então capital federal, mostrando suas belezas naturais e o modo de vida dos cariocas. Este guia ingressa, automaticamente, na lista de leitura obrigatória sobre o Rio de Janeiro, o Modernismo e descrições poéticas de cidades.
about the author
Heloisa Buarque de Hollanda
Escritora, professora de teoria crítica da cultura da UFRJ, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda, do Instituto Projetos e Pesquisa e Curadora do Portal Literal.