Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Maneirismo

Maneirismo

A crise da renascença e o surgimento da arte moderna

Arnold Hauser

Stylus

Perspectiva, São Paulo; 2ª edição, 2007
translator: J. Guinsburg e Magda França

edition: português
paperback
466 p
18,5 x 20,5 x 1 cm
700 g
ISBN 978-85-2730-356-9

(história da arte)

Maneirismo

about the book

“O desenvolvimento do Mancirismo assinalou uma ruptura das mais profundas na história da arte, e sua redescoberta envolve uma ruptura análoga em nossos dias. Na verdade, a crise que levou o mundo moderno a accitar o Maneirismo foi mais profunda do que a crise do Renascimento, que lhe deu origem. O Maneirismo marcou uma revolução na história da arte e criou padrões estilísticos inteiramente novos; e esta revolução consistiu no fato de que pela primeira vez a arte se afastou deliberadamente da natureza.”

As origens da arte moderna ligam-se inequivocamente à revolução descrita por Arnold Hauser em seu livro essencial para a avaliação da amplitude deste movimento. Expressionismo, Surrealismo e Arte Abstrata, entre outras correntes, prepararam retrospectivamente uma nova compreensão do Maneirismo. E a revalorização daí decorrente importou em uma guinada ainda mais violenta no rumo da história das idéias do que a provocada pela convulsão do quadro renascentista, em cujas fendas floresceu a visão maneirista. Tratando do problema em todas as suas variações históricas e temáticas, sem omitir qualquer das áreas onde o fenômeno se apresentou. Arnold Hauser, como sempre em suas obras, não se restringe à história da arte. Na Primeira Parte, além de o panorama científico e cultural, as mudanças sociais e econômicas, os movimentos religiosos e as idéias políticas que geraram a nova posição artística, analisa ainda o papel que nela tiveram fatores como o narcisismo e a alienação. Na Segunda Parte, traça a história do movimento maneirista na Itália e em outros países, considerando não apenas as obras específicas, com a ajuda de 322 reproduções, mas também as principais figuras da literatura no Maneirismo na Itália, Espanha, França e Inglaterra. Na Terceira Parte, estabelece um paralelo com a arte e a literatura, de Baudelaire a Kafka, fixando as repercussões hodiernas da Maniera, como concepção, visão e expressão.

about the author

Arnold Hauser
Foi um escritor e historiador da arte húngaro britânico. Escreveu “A História Social da Arte e Literatura”, que causou grande controvérsia quando foi editado em inglês nos anos 50 por causa de sua orientação política.

how to quote

HAUSER, Arnold. Maneirismo. A crise da renascença e o surgimento da arte moderna. Stylus, volume 2. 2ª edição, São Paulo, Perspectiva, 2007.

comments

Maneirismo

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided